A transformação digital em seu negócio no ‘novo normal’

Quero Inovar

Artigo - 25 de setembro de 2020

Por Sebrae-SP  | Mídias digitais, novo normal, Transformação digital

A pandemia foi responsável por uma grande transformação digital em negócios e empresas do Brasil e do mundo. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o número de lojas que aderiram ao comércio digital aumentou cerca de 400% e as vendas pela internet subiram 40% desde a segunda quinzena de março, registrada como início dos movimentos de distanciamento social no País.

Passado o momento atual, com a chegada do chamado “novo normal”, os meios digitais provavelmente não perderão o espaço que conquistaram. Para que seu negócio continue tendo sucesso online, confira algumas dicas que preparamos.

Dica 1 – Mude a forma de pensar

Na crise gerada pela Covid-19, a habilidade de adaptar-se rapidamente ajudou muitos negócios a encontrarem formas de continuar atendendo seus cliente. Esse pensamento não deve ser deixado de lado quando as coisas retomarem o ritmo de antes.

Além da adaptação, a capacidade analítica também é essencial. Para isso não basta olhar apenas para sua empresa, também é bom entender quais são as movimentações dos concorrentes e de outros negócios que são referência dentro do mercado em que você atua.

Dica 2 – Entenda as ferramentas de transformação digital

Para que seu negócio tenha uma presença digital mais forte, será preciso fazer uso de diversas ferramentas. Porém, antes de sair adquirindo licenças de uso ou criar perfis empresariais, o ideal é entender como cada uma pode colaborar com seu negócio. Por exemplo: alguns e-commerces podem vender apenas pelas redes sociais, enquanto outras operações podem precisar de sites focados na venda online. Por isso, é preciso entender como as vantagens e desvantagens de cada uma dessas plataformas podem impactar seu comércio antes de escolher onde vender.

Outro ponto importante ao aprender sobre essas ferramentas é descobrir como elas podem conversar entre si. Se seu negócio exige que os funcionários estejam focados em um mesmo projeto, além de um programa para a gestão das atividades, também pode ser útil ter uma agenda automatizada que mantenha os prazos bem alinhados.

Dica 3 – Crie um relacionamento com seu cliente

Mesmo a comunicação com os compradores passando fortemente pela transformação digital, os negócios não podem perder seu lado humano. Essa relação mais próxima, sem invadir o espaço dos clientes, ajuda a criar um laço entre eles e sua empresa. O bom atendimento pode fazer com que esses clientes tornem-se propagadores naturais de sua marca, fazendo com que organicamente ela alcance novas pessoas.

Esteja atento ao que falam de sua empresa nas redes sociais. Caso seja possível, procure dedicar um tempo para responder as críticas, elogios e as dúvidas que foram postadas. Assim, sua marca passa a impressão de ser mais atenciosa com a satisfação desses possíveis consumidores.

 

Quer mais dicas sobre como lidar com a transformação digital no novo normal? Então veja a live que fizemos abordando este assunto.

Conheça algumas formas de como seu negócio pode estar presente nas mídias digitais

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