Marketing digital: 7 ações para implementar na sua empresa

Quero prosperar como MEI

Artigo - 4 de agosto de 2021

Por Sebrae-SP  | Marketing, Marketing Digital, rede social

O marketing digital está sendo muito utilizado por empresas de todos os tamanhos, inclusive MEI. Dessa forma, é possível divulgar seu produto ou serviço e ampliar seu negócio. Portanto, o microempreendedor pode (e deve) utilizar todos os recursos que a tecnologia disponibiliza.

Com isso em mente, a analista de negócios do Sebrae-SP, Fabiana David, do ER Ribeirão Preto, selecionou sete dicas para você iniciar no mundo do marketing digital. Confira!

Estratégias de marketing digital para MEI

Investir em marketing digital é muito importante para qualquer negócio, especialmente o MEI. Mesmo que você não tenha muitos recursos, é possível desenvolver ações e estratégias conforme as suas possibilidades.

Afinal, para um negócio decolar, é preciso criar estratégias de marketing digital para que seus futuros clientes conheçam seu negócio e seu produto/serviço. Confira as ações que separamos para você começar a divulgar sua empresa na internet.

1 – Defina seu diferencial

Em primeiro lugar, você precisa definir o diferencial da sua empresa, ou seja, o que faz de você único e diferente da sua concorrência. Descubra o seu diferencial e o explore nas suas redes sociais.

Por exemplo: para uma manicure, o diferencial pode ser alguma técnica que apenas ela saiba fazer ou ainda a maneira que ele atende seus clientes. Dessa forma, é possível criar conteúdos mostrando mais sobre a técnica, com vídeos e até depoimentos de clientes.

2 – Defina seu público-alvo

Agora que você já sabe o que te diferencia, está na hora de conhecer o seu público. Essa definição precisa ser certeira e tem o objetivo de saber em quais localidades seu público está, como se comunicam, onde buscam informação e quais são seus hábitos de consumo.

Com esses dados em mãos, você pode se comunicar de forma mais eficaz, além de entender os desejos e as necessidades dos seus clientes. A dica aqui é analisar os perfis que mais comentam e curtem as suas postagens. Assim, você pode observar pontos importantes para definir seu público.

3 – Crie conteúdos relevantes

Entregar um conteúdo que faça sentido para sua audiência fará com que eles entendam o que sua marca faz. Além disso, acaba gerando uma maior identificação com suas publicações, resultando no aumento de vendas e engajamento. 

No entanto, é preciso lembrar que cada publicação deve ter um objetivo específico, como conversão para venda, fidelização, interação com o cliente, entre outros. Para isso:

  • Não tenha um perfil vitrine: As postagens nas redes sociais não podem ser apenas sobre o produto que sua empresa vende. É necessário alternar com publicações de conteúdo para que sua audiência mantenha o interesse.
  • Divulgue o seu diferencial: É importante que o público entenda por meio das postagens quais benefícios ele terá ao comprar com você e não com o concorrente.
  • Construa autoridade: Divulgue conteúdos que mostrem que você entende do assunto tratado, como dicas a respeito do que você faz ou vende. Isso traz credibilidade para com o público.

4 – Tenha uma boa comunicação e seja autêntico

Uma comunicação visual autêntica, com fotos próprias e de qualidade, é fundamental para você se destacar em meio a concorrência. Assim, quando seu público se deparar com as suas publicações, já conseguirá identificar que pertencem à sua empresa.

Acredito que isso já aconteceu com você, certo? Ao navegar nas redes sociais, se deparar com uma imagem e saber qual a empresa que realizou a postagem, sem nem olhar se realmente foi ela. E é isso que queremos que aconteça com o seu perfil.

É preciso lembrar também que é necessário se conectar com a audiência, conversando com uma linguagem que ela entenda. Ou seja, se eles gostam de utilizar gírias ou emojis, é importante que você aprenda a utilizá-los também, para que se sintam representados.

5 – Humanização

Humanizar a rede social não é deixar a página menos profissional. Essa humanização é necessária para que o público se sinta mais próximo da sua marca. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como usar o humor em suas publicações com algum meme do momento ou assunto muito falado. 

No entanto, isso deve fazer sentido para sua empresa e ter conexão com o seu público.

  • Declare valores e crenças da sua empresa: Expor os valores, as crenças e os propósitos gera uma conexão com seu público-alvo. 
  • Conte suas inspirações e a história da empresa: Compartilhar suas histórias e inspirações pode trazer um sentimento de proximidade com aqueles que as acompanham. Isso faz com que os clientes entendam sua trajetória.
  • Compartilhe bastidores: Ao mostrar os bastidores, as pessoas podem ver quem está por trás da marca e conhecê-la melhor, o que contribui para a humanização do negócio.

6 – Frequência nas postagens 

É importante que você tenha frequência nas suas postagens, seja no feed ou nos stories. Quanto mais você criar, mais será visto pela sua audiência e, portanto, lembrado, além de entender quais tipos de postagens funcionam com seu público ou não. 

A nossa dica é criar um calendário de postagens. Liste o que será postado e em qual dia da semana ela vai ao ar. Além disso, explore as datas comemorativas, como dia do cliente, dia do trabalhador, dia das mães e dos pais, entre outras.

7 – Reels, stories e collabs  

Estas três formas de conteúdo são as principais tendências do momento, tendo um alcance muito maior quando comparadas às postagens tradicionais. Saiba mais sobre cada uma delas:

  • Reels: chama atenção e é muito dinâmico pelo formato de vídeo, semelhante ao Tik Tok. Use áudios e pautas que estão em alta, por meio de pesquisas em outras contas no Instagram. Fale de um assunto que gere identificação com seu público-alvo e conte curiosidades sobre os temas em que sua conta se baseia. 
  • Stories: é possível fazer postagem com fotos ou vídeos e usar ferramentas como músicas, enquetes, caixinhas de perguntas, etc. para complementar essa publicação e torná-la mais dinâmica. Tenha criatividade e crie uma narrativa.
  • Collabs: faça parcerias com perfis que tenham assuntos que complementam os produtos ou serviços da sua empresa. Perfis com públicos parecidos ou de interesses próximos aos seus irão ajudar no engajamento.

Atualmente, existem muitas outras ferramentas que você pode explorar para fazer seu negócio crescer ainda mais!