Aplicativos de delivery são alternativa para micro e pequenas empresas

Quero minha empresa na internet

Artigo - 8 de outubro de 2020

Por Sebrae-SP  | Aplicativos de delivery, Delivery, restaurantes

Abrir um restaurante, muitas vezes, exige um investimento alto, pois é preciso ter um ponto físico, contratar funcionários para atender aos clientes, montar uma cozinha apropriada, entre outras exigências. Quando o futuro empreendedor coloca tudo isso na ponta do lápis, os custos podem estar fora do investimento inicial, o que faz que alguns acabem desistindo desse sonho. Porém, na pandemia, cresceu o número de novos espaços gastronômicos que não funcionam com as portas abertas, atendendo apenas em aplicativos de delivery.

Crescimento na demanda por entregas

 Quando o assunto é o trabalho exclusivamente com aplicativos de delivery, o número de MEIs registradas no Estado de São Paulo nesse modelo teve um forte crescimento. Segundo o analista do Sebrae-SP, André Lascano, o momento atual influenciou a demanda. “Estamos aproveitando essa necessidade, abrindo negócios em casa devido ao baixo custo e que não necessita mão de obra. Nesses últimos anos, os pedidos por aplicativo têm crescido, o que fez muita gente aproveitar para abrir uma empresa e poder ter uma oportunidade nesse mercado”, complementa.

Entendendo esse cenário

 A comodidade em rotinas cheias e com menos tempo para o lazer ajuda a explicar a explosão dos aplicativos de delivery nos últimos anos. Os clientes acabam terceirizando algumas tarefas para que possam contar com minutos de tranquilidade. André conta que a exigência de um serviço de qualidade, além de fazer uma boa divulgação nas redes sociais e seguir as normas de regulamentação são questões essenciais para esses negócios. “Se acontece um bom atendimento na primeira vez, com certeza a empresa consegue fidelizar esse cliente. Também é importante se posicionar na internet. A partir do momento que você consegue se estabelecer nas redes sociais e ter um marketing digital bem afiado, as pessoas vão começar a encontrar seu negócio e o restante vai se encaminhar. E não podemos esquecer que mesmo que o restaurante funcione na frente de sua casa, é preciso respeitar as normas da vigilância sanitária para ter um preparo seguro dos alimentos”, explica Lascano.

Se você gostaria de abrir ou tem dúvida no formato do seu plano de negócio. Procure o Sebrae-SP mais próximo ou ligue para o telefone 0880-570-0800

Conheça a cartilha do restaurante de sucesso

Captcha obrigatório