Aproveite datas comemorativas e momentos afetivos dos clientes para vender mais

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Artigo - 23 de outubro de 2020

Por Sebrae-SP  | Datas comemorativas, empreendedorismo, Planejamento

Para o comércio, muitas datas comemorativas são oportunidades boas para aumentar o faturamento. Dependendo de seu ramo de atuação, esse pensamento pode ser estendido para aproveitar momentos especiais de seus clientes e dar aquele impulso nos resultados mensais.

Focada nos momentos especiais

Foi pensando no potencial das datas comemorativas que Satiko Mattos decidiu criar a confeitaria Tea Cakes. Segundo ela, o nome do negócio vem do próprio produto, os chamados “bolos para chá”, receita britânica geralmente presente em encontros e ocasiões sociais. “Os tea cakes, em alguns países, são bolos levados para fazer algum tipo de mimo e esse foi um dos fundamentos da empresa: agradar. Minha irmã, que é minha sócia, é chef de cozinha focada na parte de confeitaria, e eu sou focada nessa coisa da confeitaria artística. Nós juntamos essa ideia de querer surpreender com nossas especialidades na confeitaria”, relembra ela.

Foque em seu público-alvo

Para atender bem em todos os momentos especiais dos clientes é sempre importante entender quem são as pessoas que irão comprar nessas ocasiões. Assim, você conseguirá focar as estratégias de comunicação, quais produtos serão produzidos e até mesmo qual o custo do que você irá vender. Por exemplo, em datas como Natal, as pessoas podem controlar mais quanto irão gastar, buscando presentes em faixa de preço mais específicas.

Pensando no produto certo

Para atender às demandas das datas comemorativas, Marília Cipolletta, dona da Pastifício Cipolletta, sempre prepara uma mudança no cardápio com novas opções de massas. Além disso, ela também desenvolveu uma ideia especial para o Dia das Crianças, mas, nesse caso, foi preciso bastante planejamento. “A primeira ideia do kit seria ele acompanhar uma das minhas receitas e um rolo de massa personalizada, mas isso a criança usaria muito pouco. Então eu pensei em um avental com a minha marca, assim sempre que ela fosse ajudar a mãe na cozinha, ela colocaria o avental e lembraria muito mais do meu negócio. Foi então que eu montei a caixinha com o avental e os ingredientes para a criança preparar um nhoque simples para que possa ter um momento especial com a família”, conta.

Ofereça os produtos ideais

Trabalhar com foco nas datas comemorativas não tem uma “receita de bolo”, mas existem alguns direcionamentos que podem ser seguidos como:

  • Alcançar as expectativas dos clientes;
  • Pensar em produtos que vão gerar uma boa margem de lucro;
  • Desenvolver produtos com alta rotatividade para que não fiquem encalhados no estoque.

Divulgue suas ações para datas comemorativas

Marília conta que além de pensar no produto, também fez uma ação de divulgação. “Tem uma menina no meu condomínio que começou um Instagram de culinária na pandemia. Mesmo que ela não tenha muitos seguidores, estava bem acessível a mim e falava com o público que eu buscava. Até a mãe e o pai dela se envolveram, então nós fizemos essa parceria para divulgar o kit e também uma opção desse nhoque pronto”, explica a dona da Cipolletta.

Conte para todo mundo

Tente planejar as ações para as datas comemorativas com uma certa antecedência, assim você conseguirá divulgar nas suas redes sociais as novidades que estão sendo preparadas para este ano. Pense em parcerias que sejam relevantes e que ajudem a aumentar o alcance digital do seu negócio.

Use o feedback ao seu favor

Fazer parte desses momentos especiais dos seus clientes trará uma série de feedbacks positivos que poderão ser usados como forma de propaganda para os próximos anos. Para Satiko, esse bom trabalho faz com que os clientes sejam mais próximos do negócio. “Nos feedbacks sempre há muitos elogios para a qualidade dos nossos produtos e a arte deles também, o que faz nossos clientes serem sempre muito presentes. Eles conversam com a gente e muitos deles estão na minha memória. Em alguns casos, os clientes passam na Tea Cakes só para dar um “oi” e acabam divulgando nossos trabalhos”, relata.

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