Artesanato é o seu negócio? 7 dicas para se organizar e fazer bonito
Quero ser um empreendedor melhor
Artigo - 29 de janeiro de 2020
Por Sebrae-SP
O artesanato é a fonte de renda de muita gente. Ainda assim, muitos artesãos acabam priorizando o lado artista em detrimento ao lado empreendedor. Mas se a atividade artística também for um negócio, é preciso se dedicar também às questões burocráticas, como marketing, fluxo de caixa, impostos, preços, custos, etc.
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Confira abaixo um roteiro com algumas orientações para organizar seu negócio na área do artesanato e se destacar no mercado:
1-Crie uma boa marca e agregue valor ao seu trabalho. Uma forma de fazer isso é trabalhar com coleções. Uma coleção bem feita cria identidade comum às peças, explora um conceito e conta uma história. Tem que fazer sentido serem apresentadas juntas.
2-Cadastre seus clientes (nome, telefone, e-mail e, se possível, preferências), para que você possa sempre estar divulgando seus trabalhos, e desta forma fidelizando os clientes.
3-Fotografe e anote as peças produzidas, sempre colocando os valores de cada uma para venda.
4-Faça cartões de visita, além de divulgar seus contatos e canais, ajuda a demonstrar a seriedade do seu trabalho.
5-Idealize uma embalagem, tenha papéis de presente, use a criatividade para se diferenciar e criar uma identidade e, mais uma vez, agregar valor ao produto.Se possível, deixe visível informações sobre o seu trabalho, como é feito, materiais, fornecedores, cadeia. O consumidor hoje valoriza muito essas informações.
6-Busque inovação. Um trabalho artístico pode inovar, especialmente no material e nas formas de uso.
7-Mantenha o ambiente bem organizado, assim como suas peças de trabalho, isso passa credibilidade.
Para ajudar nas vendas, as dicas são:
- Participe de feiras e eventos que tenham aderência com seu produto.
- Procure parceria com lojas.
- Dedica-se ao marketing digital pelas redes sociais.
Busque outros canais de venda como condomínio, clube, salão de beleza e estética. Algumas empresas abrem vendas dentro de seus ambientes corporativos, para isso, faça contato com os RHs.
Outra dificuldade comum a quem trabalha com artesanato é precificar o seu produto, equilibrando custos de produção, competitividade no mercado e acessibilidade aos clientes. Por isso, considere, além do perfil do seu público-alvo, que custo não é apenas o de material, mas de tempo de produção e outros indiretos de manutenção do negócio como cursos, luz, água, aluguel e funcionários.
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