As principais tendências do NRF Retail’s Big Show 2021

Quero ser mais competitivo no meu setor

Artigo - 3 de fevereiro de 2021

Por Sebrae-SP  | NRF Retail's Big Show, NRF Retail's Big Show 2021

Entre os dias 12 e 22 de janeiro, aconteceu o NRF Retail’s Big Show 2021. O evento é uma convenção global que apresenta algumas das tendências do mercado de varejo. Neste ano, por conta da pandemia, o NRF Retail’s Big Show aconteceu de forma remota por conta da pandemia. Os consultores do Sebrae-SP acompanharam tudo que foi apresentado para trazer alguns destaques de todas as apresentações da feira.

Comportamento dos clientes

O primeiro dia teve o foco em discutir o comportamento dos clientes. Atualmente, os consumidores estão mais exigentes com relação às marcas e produtos que consomem, o que gera uma preocupação recorrente de como alcançar as expectativas. Para ajudar nisso, foram identificados alguns comportamentos comuns dessas pessoas.

  • Clientes preditores – esses são aqueles que buscam fazer negócios seguros e manter a estabilidade, costumam ter uma noção distorcida do tempo;
  • Clientes novos românticos – são pessoas que buscam conexões profundas com as emoções;
  • Clientes impossíveis – buscam reunir-se em grupos e usar a tecnologia para criar um futuro em que tudo será possível;
  • Clientes condutores – têm um perfil multidimensional, multitalentos e multitarefas para pode impulsionar as novas experiências do mercado.

Dica do Sebrae-SP: é preciso considerar os diferentes comportamentos de clientes para poder criar estratégias de marketing, seja na criação de uma persona ou em ações de divulgação.

Negócios sustentáveis

As tendências do NRF Retail’s Big Show 2021 no segundo dia trouxeram o destaque na importância da sustentabilidade para os negócios. Entre as formas citadas no evento para implementar essa cultura sustentável estavam:

  • Fazer negócios com parceiros e fornecedores que sejam de regiões próximos a sua empresa;
  • Integrar os estoques da loja física e do e-commerce;
  • Utilizar embalagens sustentáveis;
  • Ressaltar os benefícios oferecidos pelas práticas sustentáveis que seu negócio realiza;
  • Faça que a sustentabilidade seja parte da cultura da empesa.

Dica do Sebrae-SP: se você não considera a sustentabilidade como parte importante do negócio, saiba que 67% dos consumidores avaliam esse quesito na hora de realizar uma compra.

Parcerias e tecnologia

O terceiro dia abordou um pouco da importância de fazer parcerias para ajudar na divulgação dos negócios. Entre os exemplos destacados estavam o relacionamento com micro e nano influenciadores, aqueles que possuem até 5 mil seguidores, para criar conteúdos que ajudem nas vendas dos produtos. Essa é uma estratégia que já está sendo adotada pelas grandes marcas. As parcerias ajudaram muitas empresas a continuar funcionando durante a pandemia.

Além disso, o NRF Retail’s Big Show 2021 também demonstrou como as novas tecnologias podem ser aliadas aos negócios, principalmente para a gestão e a coleta de dados dos clientes, que ajudam na comunicação.

Dica do Sebrae-SP: firme parcerias com empresas que atendam o mesmo público que o seu, mas que não seja uma concorrente. Assim será possível melhorar o engajamento dos conteúdos e aumento no número de vendas.

 Experimentando e inovando

O quarto dia apresentou a importância de os varejos tentarem sempre testar coisas novas, sem se esquecer de comunicar os clientes dessas mudanças. Dessa forma, não só eles possam ser impactados, como também sejam convidados para experimentar as novas oportunidades de negócio. Porém, essas mudanças precisam ser feitas de maneira consciente, sempre avaliando dados, como finanças, metas de vendas e o resultado dos canais de venda.

Ainda no tópico inovação, o NRF Retail’s Big Show 2021, abordou como o omnichannel é uma tendência que se mostrou muito útil durante a pandemia. Estar em mais de um canal de vendas foi essencial para que muitas empresas continuassem vendendo e conseguissem reduzir os impactos no quadro de funcionários.

Dica do Sebrae-SP: estar presente em vários canais não é o suficiente, é preciso engajar a equipe, controlar o estoque e realizar pesquisas para que o atendimento tenha a mesma qualidade do que os clientes recebem nas lojas físicas.

Seja único (e digital)

O penúltimo dia colocou em pauta a necessidade de os negócios serem únicos e inovadores, mas isso é um trabalho geral que precisa envolver, principalmente, o time de vendas. Uma das principais partes da inovação é a digitalização, que precisa seguir o que os consumidores estão buscando, mas sem perder o foco na usabilidade e divulgação dessas tecnologias.

Dica do Sebrae-SP: os colaboradores podem contribuir com o ambiente de inovação se as lideranças forem comunicativas sobre essas mudanças. Dessa forma, eles se sentirão mais confortáveis para enviar feedbacks.

Encontrando nichos para trabalhar

O último dia de NRF Retail’s Big Show 2021 falou sobre a descoberta de nichos para que os negócios possam se focar. Entre os destaques estavam a relação com os fãs de algum tema específico, sejam times de futebol, comida, música, essa segmentação ajuda na hora de criar conteúdos mais específicos e que serão relevantes.

Dica do Sebrae-SP: as pessoas não saem mais na caça de novidades, são esses produtos que precisam encontrar o público certo. Para isso, é preciso produzir conteúdos e realizar testes sobre o que está funcionando ou não.

Para saber mais sobre o que rolou no NRF Retail’s Big Show 2021, veja nossa live completa:

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