Como atrair clientes: ações para começar hoje mesmo

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Artigo - 22 de dezembro de 2021

Por Sebrae-SP  | abordagem específica, buscar clientes, novos clientes

“Como atrair clientes para o meu negócio?” é uma das perguntas que a grande maioria dos empreendedores fazem diariamente. Afinal, sem clientes, a empresa simplesmente não existe.

Logo, conseguir novos clientes é, sem dúvida, um dos principais desafios para todos os negócios. Porém, existem algumas técnicas que podem te ajudar, e muito, nessa tarefa. E isso é o que vamos abordar neste artigo.

Fique com a gente e descubra como atrair mais clientes para a sua empresa!

Por que é importante atrair novos clientes?

Mesmo que você conte com clientes fiéis, novos clientes são essenciais para que seu negócio cresça com o passar do tempo.

É importante que você tenha sempre novos clientes chegando ao seu negócio. Dessa forma é possível movimentar seu caixa, impedindo que imprevistos como a falta de dinheiro ocorram, aumentando seu lucro e melhorando a imagem da empresa no mercado.

Se a entrada de dinheiro está começando a diminuir ou está parada, chegou a hora de você descobrir algumas maneiras práticas e criativas de divulgar seu negócio para novos clientes.

Como atrair clientes na prática

Para atrair clientes e conquistar o sucesso em meio à tamanha competição, é necessário mais do que ter produtos e serviços de qualidade. É importante contar, também, com ações estruturadas de divulgação, ou seja, um bom marketing.

Investir em marketing digital é importante, mas pode ser uma tarefa difícil se o seu orçamento é pequeno. Por isso, separamos algumas estratégias de como atrair clientes de maneira simples, eficaz e de baixo custo, seja pela internet, seja por telefone ou pessoalmente!

1 – Descubra sua persona 

O método número um para atrair novos consumidores para sua empresa, utilizando a internet ou não, é conhecendo seus clientes. E a melhor maneira de conhecer o seu público é com a criação da persona. 

A persona nada mais é do que o seu cliente ideal. Por isso, pense naquela pessoa que é seu melhor consumidor. Com certeza você quer que mais pessoas como ela comprem de você, certo?

Tente relacionar informações como sua idade, gostos e lugares que frequenta. Para um salão de beleza, por exemplo, a persona pode ser a Márcia, 37 anos, tem 1 filho de 4 anos, mora perto do salão, trabalha fora e é super vaidosa. Gosta de estar com as unhas sempre feitas e o cabelo sempre escovado. Pinta seu cabelo a cada 20 dias, pois não quer que os fios brancos apareçam.

Você precisa conhecer o máximo possível seu cliente ideal, assim, você será mais certeiro na hora de criar as suas ações de marketing e poderá atrair mais clientes como a Márcia.

2 – Utilize as redes sociais

As pessoas estão cada vez mais utilizando a internet, por isso é fundamental que você também esteja lá. Para você ter uma ideia, o Brasil é o segundo país do mundo em que as pessoas passam mais tempo nas redes sociais, segundo a Comscore.

Logo, saber quais são as redes sociais mais utilizadas pelos seus clientes e investir um tempo para criar conteúdos de qualidade e que façam sentido é muito importante hoje em dia.

Voltando ao exemplo do salão de beleza, você pode criar publicações ensinando a melhor forma de desembaraçar os fios, a cuidar melhor das unhas ou dicas para a escova durar mais. Entre uma postagem e outra, fale das suas promoções e dos cuidados que você tem em seu estabelecimento.

Só tome cuidado para não falar demais sobre promoções e esquecer de entregar conteúdos que sejam realmente importantes para seus clientes.

3 – Faça promoções

Promoções sempre atraem o olhar do cliente, além de dar um destaque especial à sua marca e proporcionar a queima de estoque.

Para saber como atrair clientes por meio de promoções, é necessário que antes você se certifique de que a promoção não trará um impacto negativo nas finanças da empresa. Tendo isso certo, você pode começar a divulgação da oferta. Quanto mais pessoas atingidas, melhor! 

Promoções para a primeira compra também são uma ótima opção, já que você incentiva novos clientes a conhecerem seu produto ou serviço.

4 – Utilize vitrines chamativas

Para quem atua no varejo, o uso de vitrines criativas é fundamental para despertar a atenção de novos clientes. Afinal, a grande parte das compras são realizadas pelo desejo, e nada melhor do que despertar essa vontade por meio da sua própria vitrine.

Para que a sua vitrine se destaque em meio à concorrência, ela precisa ser criativa para fisgar a atenção de quem passa por ela, ser memorável, ou seja, uma referência por meio da qual a loja seja lembrada e organizada.

A sua vitrine pode te ajudar a conquistar mais clientes. Esteja pronto para dar asas à imaginação ao montar seus espaços com criatividade.

5 – Participe de eventos

Mesmo em tempos de mídias sociais, ainda é importante marcar presença em diversos eventos para criar uma rede de contatos de qualidade para sua marca. 

Uma dica de como atrair clientes para a loja é fazer uma pesquisa de quais eventos se adequam mais ao perfil do seu público e investir neles. 

É importante lembrar que, mesmo que você faça contato com pessoas que não têm perfil de cliente, elas podem vir a se tornar futuros parceiros ou embaixadores da sua marca. Então, sempre vale a pena investir seu tempo em construir relações de qualidade!

6 – Procure por parcerias

Criar parcerias com outras empresas que ofereçam produtos complementares aos seus também é uma boa estratégia de como atrair clientes. Caso você faça doces, pode ter uma parceria com organizadores de festas, por exemplo.

Ter parceiros que apoiem sua marca te ajudará a ganhar credibilidade, principalmente se os parceiros já tiverem um certo nome no mercado, tornando a tarefa de ganhar a confiança do cliente muito mais fácil. Além disso, você ainda terá acesso a uma base de clientes adicional, abrindo mais oportunidades de negócios. 

Percebeu como ações simples podem te ajudar a atrair clientes para o seu negócio?

Uma coisa é certa: em se tratando de como atrair clientes, existem diversos métodos comprovadamente eficazes. Mas é importante entender que existem diversos segmentos de mercado e que todas as empresas têm suas particularidades. Sendo assim, só você poderá decidir, através da experiência, qual é o método mais adequado para a sua.

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