Como descubro em qual ramo empreender?

Quero abrir minha empresa

Artigo - 17 de março de 2021

Por Sebrae-SP  | Empreenda Rápido, Ramo de empreendimento

Seja por vontade de ter um negócio próprio, pela necessidade de voltar ao mercado ou até mesmo para descobrir um novo caminho de carreira, empreender é uma opção abrangente. Porém, essa escolha precisa ser feita de maneira planejada, principalmente a escolha de qual ramo empreender. Habilidade, experiência ou conhecimento do setor? Descubra algumas dicas para definir o ramo da sua futura empresa.

Entenda o que você quer fazer

Ter algum conhecimento sobre como produzir algum produto específico ou uma habilidade para oferecer algum serviço sempre será o ponto de partida de muitos que decidem empreender. Porém, é preciso não “se jogar de cabeça” nessa ideia. Antes disso, é preciso amadurecer as formas de enxergar esse ramo para empreender. Algumas formas de analisar melhor as suas opções do que você pode começar a investir em negócio são:

  • Liste como esse produto/habilidade poderá ser comercializado;
  • Converse com vizinhos e pessoas da sua comunidade se elas pagariam por esse produto ou serviço;
  • Descubra com qual frequência as pessoas estariam disponíveis a investir no que sua empresa irá comercializar;
  • Conheça quem são seus possíveis concorrentes caso entre nesse ramo;
  • Encontre a melhor forma de comercializar esse produto, seja pela internet ou em uma loja.

Conheça seu perfil como empreendedor

Além de entender melhor em qual ramo empreender, também é importante descobrir como você será quando tornar-se dono do seu próprio negócio. Dessa forma, será mais fácil lidar com as expectativas dessa nova jornada, diminuindo a chances de possíveis frustrações com o caminho até que os resultados alcancem aquilo que se espera. Isso significa que é preciso entender quais serão suas atitudes como um empreendedor, para que assim consiga lidar bem com essa etapa que você iniciará. Os perfis de empreendedores são:

  • Independente – esse é o perfil daqueles que já possuem um negócio, mas não foram atrás da formalização. Muitas vezes, os independentes têm um negócio próprio, porém, passam por problemas de gestão, mesmo sempre sabendo como fechar o mês. Entre as características dos empreendedores independentes estão a habilidade negociação e a falta de estratégias mais claras para manter a empresa funcionando, como planejamentos e uma gestão financeira.
  • Inovadores – apesar da falta de experiência no mercado, esse perfil de empreender conhece bem quais são as dores do público que quer atender, criando uma solução criativa. Entre as características dos empreendedores inovadores está a vontade de transformar a realidade e também de questionar como as coisas são.
  • Provedor – esses futuros empreendedores são aqueles que sonham em ter um negócio próprio pela busca de independência, afinal passaram muito tempo em empregos formais. São aqueles que buscam uma capacitação antes de partir para o trabalho em si. As características dos empreendedores provedores é que são batalhadores e na maioria das vezes partem nessa jornada por uma necessidade.
  • Visionário – esse perfil é o de empreendedores que possui um bom planejamento antes de partir para abrir um negócio. Entre as características dos visionários estão a busca por informações de qual ramo empreender e a autoconfiança.

Lembre-se: Não existe um perfil que seja melhor que outro, cada empresário terá suas próprias características na hora de iniciar um negócio.

Quer empreender? Conheça o Programa Empreenda Rápido

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e o Sebrae-SP oferecerão 400 mil de qualificação gratuita durante todo este ano pelo programa Empreenda Rápido, com o objetivo de melhorar a produtividade e a competitividade das empresas.

As inscrições para a primeira turma de cursos técnicos já estão abertas, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. Para os interessados, o cadastro pode ser feito pelo site www.empreendarapido.sp.gov.br, pelo telefone 0800 570 0800 ou buscar informações nos escritórios regionais do Sebrae-SP e postos do Sebrae em todo o Estado. Para acesso ao crédito, os concluintes, não podem restrições cadastrais no CPF ou CNPJ.

Descubra como inovar em pequenas empresas

Captcha obrigatório