Como estes empreendedores transformaram seu negócio dedicado ao rock e deram um show!

Quero ser um empreendedor melhor

Artigo - 6 de abril de 2020

Por Rogério Lagos  | empreendedorismo, Sebrae Transforma

A marca Sabot começou em 2008 com a produção de roupas inspiradas no universo underground, como o punk rock. Porém, após dez anos de atividade, o casal Juliana Ramirez e Franco Ceravolo, sócios na empresa, identificou uma lacuna no negócio: falta de capacitação em gestão, principalmente em áreas como finanças, recursos humanos e marketing.

A solução veio com a ajuda do Sebrae-SP. Em menos de um ano, a empresa agregou valor à confecção incorporando serviços para seu público e viu o faturamento crescer pelo menos 20%.

“Nós nos demos conta de que, além de produtos, oferecíamos serviços e começamos a pensar diferente o ponto de venda, os produtos e serviços e reformulamos o posicionamento de comunicação da nossa identidade institucional”, explica Juliana.

O casal Juliana Ramirez e Franco Ceravolo, sócios da Sabot

No espaço da Sabot, no bairro das Perdizes, zona oeste de São Paulo, o casal – com mais um sócio – comanda o bar Fenda, que recebe shows aos finais de semana, e um estúdio para bandas.

Os serviços ficavam sob a marca Fenda e a Sabot apenas promovia seus eventos. Após a capacitação em gestão com o Sebrae-SP, os sócios perceberam que casar institucionalmente os serviços de estúdio, bar, show e confecção seria a melhor alternativa.

Capacitação
O casal se debruçou nos estudos de marketing, planejamento estratégico, gestão financeira e recursos humanos, além de receber consultorias na empresa. Ao todo foram mais de 60 horas de capacitação.

“Analisamos o posicionamento da marca Sabot em relação à concorrência, o cenário versus a capacidade produtiva, de criação e vendas. Era uma empresa desestruturada”, comenta a consultora do Sebrae-SP Caroline Minucci, responsável por grande parte do conteúdo transmitido à empresa.

Para Ceravolo, a capacitação serviu para estruturar todo o processo produtivo:

O organograma geral da empresa ficou mais claro, aprendemos a lidar com funcionários da maneira correta, analisando aptidões,realizando treinamento e qualificação. Tínhamos noção de algumas coisas antes, mas a fórmula para encarar tudo de maneira horizontal deixou nossos processos mais claros.

A confecção também passou por ajustes. Sempre muito forte no inverno, a marca teve dificuldades no verão de 2019. Mas, após as consultorias, conseguiram melhorar os processos, anteciparam produções e criaram um mix de itens com opções de acordo com a estação.

“Vendemos em fevereiro de 2019 apenas 20% do que vendemos em fevereiro de 2020”, comemora Ceravolo. Ele comenta ainda que os ajustes realizados aumentaram o leque de produtos e serviços da Sabot e auxiliou no bom relacionamento com os clientes. “Nosso público-alvo segue bem nichado, mas seguimos crescendo. Os clientes estão acompanhando as mudanças e veem o crescimento de forma positiva.”

Segundo a consultora do Sebrae-SP, a Sabot já colocou em prática muito conteúdo que fez com que a marca crescesse em um ano, mas o plano de ação estabelecido nas consultorias continua. “A empresa ainda vai executar outras ações de relacionamento com os clientes, ajustar o e-commerce e a fachada.”

Este último item agrega uma curiosidade: a casa que dá vida a Sabot tem o número 315, o mesmo do CBGB, icônico bar de rock inaugurado em 1973 em Nova York (EUA).

“Estamos trabalhando na identidade visual da nossa casa para aproveitar essa coincidência com a história do rock”, comenta Ceravolo. Para Juliana, a capacitação foi e vem sendo fundamental para a empresa de artigos que explora o punk rock.

“O Sebrae nos ajudou muito, absurdamente, a adquirir o conhecimento para virarmos empresários. Antes fazíamos as coisas na intuição, mas tinha um ‘buraco’. Cometíamos erros graves, como ficar sem produtos. Agora estamos trabalhando com os processos corretos”, comemora.

*Matéria originalmente publicada na edição de abril do Jornal de Negócios

CONSULTORIA NA EMPRESA – MARKETING
Da mesma forma que Juliana e Ceravolo conseguiram excelentes resultados para a Sabot, você também pode. O Sebrae-SP oferece consultorias na empresa focadas em marketing em todo o Estado. Cada pacote de consultoria possui quatro horas de duração e o investimento é de R$ 550, podendo ser parcelado no cartão de crédito. Para outras informações, ligue gratuitamente para o Sebrae-SP pelo telefone 0800 570 0800 ou acesse solucoes.sebraesp.com.br.