Como investir em seu marketing pessoal

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Artigo - 18 de setembro de 2020

Por Sebrae-SP  | Divulgação, Marketing, Marketing Digital, Marketing pessoal

A imagem de uma empresa ajuda a passar confiança e segurança para os clientes, facilitando a divulgação dos produtos e serviços. E isso é importante para negócios de todos os tamanhos, até mesmo quando a empresa é apenas você. Conheça maneiras de investir em seu marketing pessoal para poder desenvolver uma marca sólida no mercado.

Construindo a relevância

Em comparação aos pequenos negócios, as grandes empresas, geralmente, têm mais dificuldade de criar uma relação mais pessoal e um atendimento mais humanizado com seus clientes. Isso porque a marca tende a ter mais visibilidade do que as pessoas que trabalham nessas companhias. Para contornar isso, você pode aliar sua imagem à de sua empresa, fazendo que todas as relações com clientes sejam mais “pessoais”.

Porém, a construção desse tipo de marketing pessoal precisa ser natural, trabalhando com uma série de ações que vão aproximar o público de sua empresa. Um ponto inicial pode ser a associação do nome da empresa com seu próprio nome.  Esse é um exemplo comum em comércios locais. Mas lembre-se, é importante pesquisar se você tem alguma relevância entre seu público-alvo para que consiga passar uma impressão positiva.

Toda imagem importa

Outro fator essencial para o marketing pessoal é a apresentação. Adotar uma postura marcante e focada em ajudar durante os atendimentos, pensar em um uniforme para os funcionários que seja apresentável, pensar em um linguajar fácil e calmo e uma comunicação corporal mais tranquila. Esses são alguns elementos que vão compor a percepção que seu cliente tem de sua empresa, funcionários e do serviço prestado. Dessa forma, é possível construir uma imagem que irá estabelecer uma conexão com os clientes, passando sempre a impressão de que sua empresa estará ao lado deles quando precisarem de ajuda.

Marketing pessoal na hora de divulgar

Depois de trabalhar a história de sua empresa e a imagem dela, você precisará divulgá-la. Antes, lembre-se de criar uma identidade visual que reflita os valores do seu negócio, assim será possível desenvolver os materiais de apoio, como embalagens, uniforme, cartões e o site.

Ao fazer toda a divulgação, se possível, esteja presente de alguma forma nas ações. Veja se é possível colocar uma foto sua na página da empresa na internet; sempre que conversar com alguém sobre seu negócio ofereça um cartão de visita; caso algum cliente tenha fechado um negócio se ofereça para levá-lo até a porta. Essas ações demonstram que você se importa com o público e por sua imagem estar atrelada a empresa, passará a ideia de que o negócio está funcionando para ajudar o dia a dia dos clientes.

 

Para entender mais dos conceitos de marketing pessoal, veja nossa live:

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