Como manter a organização financeira da sua empresa
Artigo - 19 de fevereiro de 2021
Por Sebrae-SP
Um bom planejamento das contas do seu negócio não auxilia apenas na organização das finanças, mas em alguns casos pode ser uma maneira de proteger o caixa e evitar endividamentos, principalmente em um momento tão incerto como o da pandemia. Para adotar essa segurança, conheça formas de manter a organização financeira da sua empresa.
Ter o controle é essencial
Os empreendedores que conseguem controlar as finanças têm uma visão abrangente de toda a situação financeira dos negócios, conseguindo sempre prever momentos mais complicados e tomar decisões melhores. Desde economizar com a troca de um fornecedor até uma boa gestão dos estoques estão entre algumas ações possíveis para entender a rotina das finanças. Entre as informações para se anotar na hora de realizar a organização financeira da sua empresa:
- Registar vendas à vista e a prazo;
- Datas e valores dos pagamentos de despesas fixas, como água, luz e telefone;
- Quais valores entraram por conta de empréstimos;
- Entrada de dinheiro por conta de vendas de maquinários, imóveis e veículos;
- Pagamento de fornecedores;
- Pagamento dos investimentos;
- Entrada de valores realizadas por aporte dos sócios;
- Pagamento de despesas variáveis, como impostos e comissões;
- Pagamento de empréstimos.
Planejamento na prática
Para que os controles sejam mais eficazes e a análise possa ser feita de maneira ágil e até mesmo de forma mais natural na rotina do trabalho, é preciso adotar algumas práticas, como:
- Levantamento de custos – coloque na ponta da caneta todos os valores que compõe o custo de um produto, mercadoria ou serviço que você comercializa atualmente;
- Fluxo de caixa – como citado, tenha anotado todas as entradas e saídas de valores do caixa de sua empresa, inclua também planos futuros que já estão previstos;
- Preço das vendas – considere as taxas das suas vendas antes de definir qual será sua margem de lucro real;
- Demonstrativo de resultado do exercício – mantenha também um controle das vendas, descontando os custos, despesas fixas, para que dessa forma a organização financeira esteja mais próxima da realidade dos resultados do seu negócio.
Não sabe como fazer esses processos? Não se preocupe, acompanhe nossa live e saiba como montar uma organização financeira impecável para sua empresa.