Como montar um plano de ação?

Quero ser um empreendedor melhor

Artigo - 18 de dezembro de 2019

Por Sebrae-SP  | Estratégia, Planejamento, Plano de Ação

O plano de ação nada mais é do que organizar as ideias de como colocar em prática uma estratégia definida. A ferramenta é simples e eficiente. Mais do que isso, é fundamental para estruturar a iniciativa, seja uma ação promocional, um plano de marketing, mudanças ou incrementos operacionais.

Além de organizar as ideias, o plano de ação vai servir para priorizar cada etapa, controlar os recursos, definir os responsáveis de cada tarefa, acompanhar o andamento das ações planejadas e o cronograma. Uma palavra-chave deste documento é ‘como’.

Basicamente, o plano deve contemplar:

• O objetivo final a ser alcançado;
• As ações a serem executadas para alcançar o objetivo;
• Os prazos de início e fim de cada atividade;
• O responsável pela execução de cada etapa;
• Como será feito;
• Quanto custará para efetuar a ação;
• As metas intermediárias a serem atingidas ao final de cada atividade;
• Os indicadores que serão usados no processo de avaliação de resultados.

Esses pontos acima devem estar organizados em etapas, a saber:

1- defina seu objetivo
2- estabeleça as ações
3- organize as ações por prioridades
4- descreva as ações: quais, como, quando, porque, quem, onde e quanto
5- defina metas e controle
6- colocar em prática e acompanhar o desenrolar. Bom momento fazer os ajustes

No e-book, você encontra o detalhamento de cada etapa, mais dicas e orientações e um modelo de planilha para elaborar o seu plano de ação. Quer saber mais? Nesta quinta-feira (19), acompanhe a live sobre como montar um plano de ação que será transmitida às 17h no canal do Sebrae-SP no Youtube e na página no Facebook.

Receba conteúdo exclusivo sobre este assunto cadastrando-se aqui:

Captcha obrigatório