Como retomar as atividades no segmento de beleza após a quarentena

Quero ser um empreendedor melhor

Artigo - 11 de maio de 2020

Por Sebrae-SP  | Beleza, Salão de Beleza

O segmento de beleza foi um dos mais impactados pela crise de saúde pública, já que a atividade depende do contato direto entre as pessoas e no momento a recomendação é o distanciamento social como forma de contenção da disseminação do novo coronavírus.

Alguns empreendedores do segmento adaptaram seus negócios vendendo kits de produtos ou vouchers de serviços para serem utilizados quando a quarentena for afrouxada e os espaços de beleza e bem-estar forem autorizados a operar novamente.

No Estado de São Paulo ainda não há uma previsão para quando as atividades produtivas serão restabelecidas. A quarentena vigente tem data limite até 31 de maio, mas será mantida ou não conforme a situação da infraestrutura de saúde e do nível de isolamento social.

Enquanto isso, os empreendedores desse segmento podem ir se preparando para a volta, seja organizando a gestão, seja organizando o seu espaço.

Os consultores do Sebrae destacam que segurança será a palavra-chave para os estabelecimentos de beleza após a quarentena. A volta do segmento ao trabalho deve ser cercada de muitos cuidados para garantir um ambiente seguro tanto para o cliente como para o profissional e os gestores do local.

É importante destacar que a retomada do segmento só deve acontecer quando houver autorização. “Os salões e estabelecimentos de beleza só podem abrir mediante decreto editado pela autoridade local. Havendo dois decretos conflitantes em uma região, a orientação é que se opte pelo mais severo, pois assim, todos estarão mais seguros”, explica Andrezza Torres, coordenadora nacional para o segmento de beleza e analista de competitividade do Sebrae.

Para facilitar a organização da volta, o Sebrae preparou uma cartilha com as principais orientações a seguir para uma retomada segura.

Segundo a consultora, o documento visa ajudar o segmento a elevar o faturamento ao mais próximo possível da normalidade, o mais rápido possível, após a permissão de reabertura.

“Apesar dos serviços de beleza terem uma demanda reprimida alta, há uma preocupação intensa com a saúde. Como esse é um tipo de serviço que exige uma proximidade grande entre o cliente e o prestador de serviço, o retorno dos consumidores aos estabelecimentos vai se dar na medida em que eles perceberem o grau de segurança nesses locais”, disse a especialista.

A cartilha pode ser acessada AQUI. O documento tem como base orientações de entidades oficiais de saúde e vigilância sanitária, contando também com a validação de três associações nacionais ligadas ao mercado da beleza Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (ABIHPEC), Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) e PRÓ-BELEZA, além de 30 sindicatos e associações locais e grandes empresas do setor.

“O que o Sebrae objetiva com esta cartilha é orientar os pequenos negócios da beleza e, assim, por meio da adoção das dicas, provocar também o sentimento de segurança nos consumidores”, completou.

Além de orientações com as melhores maneiras de se higienizar equipamentos de trabalho e superfícies, a cartilha também traz recomendações sobre destinação adequada do lixo, medidas para evitar aglomerações e contaminação cruzada e ainda indica uma série de cuidados que deve ser tomada com os clientes e funcionários.

“Outra dica muito valiosa da cartilha é: trabalhe como se todos estivessem infectados. O período de incubação do vírus pode variar de 4 a 14 dias, por isso, podemos conviver diariamente com infectados assintomáticos. Então, se você adotar o mesmo cuidado que teria com o infectado para todos, o nível de contaminação será muito menor”, finalizou Andrezza.

Para quem busca atendimento, o Sebrae-SP está funcionando 100% remoto e digital, com novas ferramentas e capacitações a distância. É possível falar com um consultor pelo telefone 0800 570 0800 ou buscar informações no portal sebraesp.com.br.

Já quem quer aproveitar o período para fazer cursos online, há 117 opções gratuitas disponíveis no endereço ead.sebraesp.com.br.

O Sebrae-SP está realizando transmissões ao vivo diariamente às 17h com seus consultores via Facebook  para tirar as dúvidas dos empreendedores de diferentes segmentos, entre eles crédito e renegociação de contratos. Participe!

Confira a live completa sobre o segmento beleza:

Receba conteúdo exclusivo sobre Capital de Giro cadastrando-se aqui:

Captcha obrigatório