Como se diferenciar no mercado

Quero ser mais competitivo no meu setor

Artigo - 11 de março de 2020

Por Sebrae-SP  | Diferenciar, Vendas

O mercado está cada vez mais competitivo e o consumidor cada vez mais exigente. Diferenciar o seu produto ou serviço apenas pelo preço não é mais suficiente para se destacar entre a concorrência.

Uma estratégia para se diferenciar tem sido explorar mais os benefícios dos seus produtos ou serviços do que a descrição deles em si, orienta a consultora de negócios do Sebrae-SP Fernanda Bueno.

Para trabalhar explorando os benefícios, o primeiro passo é conhecer o seu cliente e as suas necessidades. Por exemplo, se você trabalha com alimentação e sabe que seu cliente valoriza a sustentabilidade – e as novas gerações se atentam cada vez mais para esse ponto – vale destacar então a sua cadeira produtiva, os seus fornecedores, especialmente se você compra de outros que também são pequenos e locais.

“Tem que entender o que seus clientes estão buscando e quais são as suas necessidades”, reforça Fernanda. A partir daí, será mais assertiva a estratégia de mostrar para esse cliente o que é mais indicado para ele.

Outro ponto importante é conhecer a jornada do cliente, qual foi seu caminho até chegar dentro da sua empresa. Assim, você pode se destacar com uma melhor estratégia de visual merchandising, que deve incluir 18 pontos, sendo:

Fachada
Vitrine
Acessibilidade
Iluminação
Climatização
Provadores
Banheiros
Layouts
Áreas Nobres
Móveis e Equipamentos
Facilidade de fluxo
Agrupamento de produtos
Apresentação dos produtos
Arranjo dos produtos
Promoções de vendas
Comunicação visual interna
Precificação
Limpeza

O cliente comprou? Agora pense em como entregar e não é de só de logística que falamos. Pense na embalagem, se consegue incluir um laço, um papel de seda, um cheirinho, uma carta escrita a mão contando a história do produto, serviço ou da empresa, quem está por trás, ou, novamente, explorar os benefícios daquilo que o cliente está adquirindo. Tudo isso deixa o relacionamento menos impessoal, cuidar dos detalhes.

Pode ser um clichê, mas são os detalhes que farão a diferença e as MPEs saem em vantagem nisso. “O grande vai brigar por preço, ou terá mais força de comunicação, mas no quesito ‘detalhes’ é o pequeno que sai em vantagem. Faça proveito desse diferencial. E muitas vezes são ações baratas”.

E claro, abusar do marketing digital nas redes sociais. Os canais permitem você se posicionar e exibir todo o seu diferencial. Mostrar conhecer o seu mercado/segmento. Agregar conteúdo. Virar uma fonte de referência naquele tema. As empresas de moda e de bem-estar fazem muito bem isso. Elas vão além do serviço ou produto oferecidos, apontando tendências, novidades e dicas.

Por último, o pós-venda. O Sebrae sempre reforça que o negócio com o seu cliente não termina no momento em que ele faz a compra do serviço ou produto. “Muitos empresários ficam focados em atrair clientes, mas depois não desenvolvem o relacionamento que pode levar à fidelização”, lembra a consultora Fernanda. Confira 4 passos para adotar em uma estratégia de pós-venda.

Se você quer começar a se diferenciar, comece respondendo a algumas perguntas:

O que o consumidor está tentando resolver?
O que os consumidores estão procurando?
O que aumentaria a chance do consumidor adquirir as soluções?
Quais atributos dos produtos e serviços ajudam os consumidores a comparar opções e decidir suas compras?
Quais são os produtos/serviços oferecidos pela empresa?
Como seus produtos/serviços produzem os resultados esperados pelos consumidores?
Eles realizam um desejo ou sonho que os clientes alimentam?
Os produtos/serviços aliviam as dores do consumidor?
Reduzem ou eliminam preocupações ou aborrecimentos dos clientes?
O que o seu negócio fará que realmente será valorizado pelo consumidor?
O que tornará seu negócio único/sua proposta de valor?

Saiba mais como agregar valor ao seu produto ou serviço. Acompanhe nesta quinta-feira (12/03) às 17h a live com a consultora de negócios Fernanda Bueno, que será transmitida pela página do Facebook e pelo canal do Youtube do Sebrae-SP. Mande suas dúvidas! Para aqueles que não conseguirem acompanhar a live, ela fica disponível na lista de vídeos.

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