Como se reinventar com coragem e criatividade

Quero Inovar

Artigo - 28 de setembro de 2021

Por Sebrae-SP  | empreendedorismo, Inovação, reinventar

O palestrante Murilo Gun discute como aprender a lidar com o desconhecido pode ajudar a empreender melhor

Em um ano e meio, 7,7 bilhões de pessoas no mundo tiveram de se reinventar. E por mais que a sociedade estivesse caminhando para um processo de reinvenção – algo natural do ser humano –, a pandemia obrigou que isso se acelerasse. É assim que o palestrante e mestre de cerimônias Murilo Gun começa a falar sobre o tema “Criatividade e coragem para se reinventar”, em live realizada pelo Sebrae-SP no dia 17 de setembro como parte do Programa Brasil Mais. “Fomos educados a procurar caminhos ‘seguros’, garantidos ou onde não há erros. Só que esquecemos de combinar com a natureza, pois ela muda, vive ciclos novos e reinvenção, não estabilidade”, diz.

Murilo falou sobre a “infraestrutura emocional” necessária para ser criativo e se reinventar, além de como superar nossos medos e criar coragem – que significa agir com o coração. Ele explica o quanto é importante ter a mente limpa e sadia, para que seu interior seja expressado da melhor forma para seu exterior. Essa, diz o palestrante, é a chave para os empreendedores terem soluções mais criativas e inovadoras, saindo do caminho padrão, do óbvio.

Há seis anos, Murilo vem falando sobre criatividade e acredita ser necessário ativá-la para que seja possível reinventar-se. “A criatividade não é algo que você passa a ter, pois nós já temos. A criatividade vem dos tempos primórdios da evolução dos seres humanos. Nascemos com a capacidade de criação e imaginação’’, destaca.

O palestrante procura apresentar uma nova visão do que é criatividade, desmistificando que é algo somente artístico. A criatividade é uma tecnologia nativa humana para solução de problemas, mas é preciso que as emoções estejam estáveis para que ela se desenvolva. “Quando desafios aparecem em nossas vidas, temos dois caminhos a seguir: um de repetição de ações padrão já conhecidas, na qual usamos a memorização, e o caminho onde usamos a imaginação, criando novas possibilidades para os negócios”, explica Murilo. “O ser humano não sabe lidar com o desconhecido. Toda nossa educação é baseada em seguir caminhos que nos deixem confortáveis e seguros. Isso faz com que nós sintamos medo em inovar e deixemos de seguir caminhos novos que são necessários. É preciso trabalhar a coragem, só assim será possível lidarmos com o novo e nos reinventarmos em nossos negócios”, completa.

Durante a live, Murilo destacou a importância dos cursos do Sebrae e, principalmente, do Programa Brasil Mais. “O Sebrae oferece de graça um facilitador de inovação: o programa acompanha o cliente Sebrae e seus negócios por quatro meses com objetivo de inovar e ajudar. Fico muito feliz e grato por ter a possibilidade de palestrar com a potência imensa que eu acredito que é o Sebrae, pois há uma infraestrutura de distribuição de informação para a população brasileira”, ressalta.

A íntegra da live pode ser vista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dqzLXBrMFM4

Receba conteúdo exclusivo sobre este assunto cadastrando-se aqui:

Captcha obrigatório

Finalizando o preenchimento do cadastro, você declara estar ciente e aceitar os Termos e Condições de Uso deste site e autoriza o compartilhamento de seus dados com o Sebrae-SP conforme a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais (Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018). Acesse e saiba mais.