Conheça as tendências para pequenos negócios em 2021

Quero Inovar

Artigo - 24 de fevereiro de 2021

Por Sebrae-SP  | Inovação, Tendências

Vivemos em um período em que a inovação é constante, mudando os comportamentos de negócios e clientes a cada ano que passa. Com a chegada de um novo, vindo do período de pandemia em que muitas relações comerciais tiveram que se modificar para continuar acontecendo, é essencial que empresários analisem como serão essas movimentações no ano que chegou. Descubra quais são as tendências para pequenos negócios em 2021.

Focando nos sentimentos

Uma das tendências para pequenos negócios nesse ano é o foco nas relações mais humanas, algo que foi deixado um pouco de lado nos últimos anos. Marcas e negócios agora começam a abordar mais a importante dos clientes se sentirem bem, alinhados com uma ideia de saúde e bem-estar de todos. Outro importante fator que está incluído nessa tendência é a desconexão com redes sociais e a vida altamente conectada. Isso porque esse elemento está associado a um sentimento de FOMO (Fear of Missing Out ou medo de estar por fora, em tradução livre) que incentiva as pessoas a estarem sempre consumindo informações pela internet.

Tudo está conectado

Apesar da sensação ruim que pode ser causada pelo excesso de conexão, a tecnologia está presente em todos os lugares e isso não pode ser negado. Essa conectividade permite uma integração cada vez mais frequente da rotina dos consumidores com a internet, ou seja, integração do mundo digital com o mundo físico. Um exemplo dessa tendência que começa a se tornar mais presente no mercado brasileiro é o acesso a assistentes virtuais, com o barateamento desses aparelhos, tornando os smartphones menos necessários para auxílio em compras online ou tarefas como antes eram exigidos.

Menos produtos e mais experiências

Outra tendência para os pequenos negócios está na comercialização de experiências e não só produtos. O que antes era visto como uma facilidade, por exemplo, frequentar um restaurante, agora os consumidores estão ansiosos para descobrir como fazer suas receitas favoritas, acompanhando os ensinamentos de chefs de cozinha. Esses momentos podem ser compartilhados com outras pessoas, criando memórias e gerando o foco nos sentimentos. Além disso, a busca por experiências também está associada a vontade de viver de forma mais simples e conectada com a natureza.

 

Quer saber mais detalhes sobre essas tendências para pequenos negócios? Então acompanhe nossa live sobre o assunto:

Aproveita e descubra como inovar em pequenas empresas

Captcha obrigatório

Finalizando o preenchimento do cadastro, você declara estar ciente e aceitar os Termos e Condições de Uso deste site e autoriza o compartilhamento de seus dados com o Sebrae-SP conforme a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais (Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018). Acesse e saiba mais.