Conheça o Programa Nacional da Educação Empreendedora do Sebrae

Quero ser um empreendedor melhor

Artigo - 15 de outubro de 2019

Por Sebrae-SP  | Educação Empreendedora

O Sebrae tem uma série de iniciativas que disseminam a educação empreendedora pelo País por meio de atividades para professores e estudantes de todos os níveis de ensino. As ações fazem parte do Programa Nacional da Educação Empreendedora, o PNEE.

O objetivo do programa é desenvolver novas competências, habilidades e atitudes empreendedoras para contribuir com a construção do projeto de vida das pessoas, tanto pessoal quanto profissional, é um dos propósitos da Educação Empreendedora.

Nesse sentido, o Sebrae promove um conjunto de iniciativas para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros, ofertando soluções sobre empreendedorismo para todos os níveis de ensino: fundamental, médio, profissionalizante e superior.

Proporciona o empoderamento e o desenvolvimento de novas formas de pensar e agir, conectando os jovens estudantes a conteúdos inovadores, metodologias ágeis e ferramentas que são capazes de estimular o surgimento de novos modelos de negócio, bem como de desenvolver comportamentos empreendedores e intraempreendedores.

A Educação Empreendedora Sebrae produz pesquisas, estudos, ferramentas, metodologias e materiais didáticos para formar e municiar os professores de todos os níveis de ensino com objetivo de difundir os conteúdos sobre empreendedorismo em suas instituições de ensino, sejam públicas ou privadas.

Reconhece e premia boas práticas de professores e prefeitos que fomentam e inspiram a educação empreendedora por todo o País, com casos de sucesso destinados aos diversos atores do ecossistema de educação.

Vantagens:
– Fortalece a cultura empreendedora do município.
– Desenvolve as características comportamentais nos jovens estudantes.
– Estimula o surgimento de novos modelos de negócio.
– Contribui para a constituição do capital social no município.

Capacitações presenciais
As capacitações presenciais acontecem por meio de iniciativas do Sebrae nos estados. São realizados cursos, eventos, seminários, fóruns, palestras e muitas outras ações para desenvolver a educação empreendedora com professores, estudantes e comunidade escolar.

Capacitações a distância
As capacitações a distância acontecem por meio de iniciativas do Sebrae Nacional. Hoje, são voltadas para a formação de professores e/ou interessados em conhecer e aprender a ministrar as metodologias em sala de aula.

Elas acontecem em um ambiente virtual de aprendizagem, em turmas fechadas e com o acompanhamento de tutores especialistas, que orientam e medeiam os alunos durante todo o curso. Os aprovados têm acesso à certificação Sebrae.