Coronavírus: Correios mantêm operação de entrega e coleta

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Artigo - 23 de março de 2020

Por Sebrae-SP  | Correios, Entregas, Logística

Serviços Postais são considerados como serviços essenciais e, com isso, os Correios continuam operando. Contudo, a empresa divulgou que, como forma de reduzir os impactos da pandemia do coronavírus, estabeleceu algumas medidas preventivas. A saber:

– Desde a sexta-feira (20/03), a empresa passa a realizar a entrega e a coleta de malotes simultaneamente em única visita diária, para melhor aproveitamento da força de trabalho disponível na distribuição e diminuição da frequência de contato com os clientes.

– A empresa também suspendeu, temporariamente, a assinatura do destinatário na entrega de objetos postais e está reforçando a importância dos empregados seguirem as orientações de prevenção, bem como de agirem com o respeito, a cautela e a empatia que a situação exige, tanto no ambiente de trabalho quanto no relacionamento com os clientes.

Os Correios também anunciaram que reforçaram com seus funcionários os cuidados básicos de higiene, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, e que adotaram as seguintes ações:

– Disponibilização de álcool gel 70% em locais próximos às estações de trabalho;

– Intensificação de procedimentos de higienização e limpeza do ambiente e equipamentos;

– Havendo suspeita de contaminação, o afastamento imediato do trabalho de empregados que apresentem algum sintoma da doença e das pessoas que tiveram contato direto com eles;

– Afastamento por até 15 dias, a contar do regresso ao Brasil, de empregados que estiveram nos últimos 15 dias em viagem ao exterior, institucional ou particular, ou que tiveram convívio com pessoas infectadas;

– Realização de trabalho remoto por empregados classificados em grupos de risco ou com residentes em grupo de risco;

– Divisão do efetivo administrativo em turnos, estabelecendo horários alternativos para entrada, saída e intervalo para refeição dos empregados, com objetivo de evitar aglomeração nos ambientes de uso comum e em horários de pico de transporte público;

– Criação de um canal para comunicação direta dos empregados com a Presidência da empresa. Durante esse período de alerta, o e-mail será usado para sanar dúvidas, relatar ocorrências e sugerir melhorias a respeito da COVID-19 e suas implicações nos Correios;

Funcionamento das agências
Os Correios informaram ainda que estão em contato com os Governos Estaduais e Municipais para que suas unidades não sejam incluídas em decretos de restrição de funcionamento.

A empresa informa ainda que estão suspensos os serviços premium, Marketing Direto e Telegrama, bem como o pagamento de indenizações por atraso para todos os serviços nacionais e internacionais.

A empresa finaliza o comunicado afirmando que os Correios permanecem acompanhando e seguindo as orientações governamentais do Ministério da Saúde. Havendo novo direcionamento, a estatal ajustará suas medidas preventivas e de procedimentos e

Em caso de dúvida, fazer contato telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo site.

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