Couromoda: o varejo e a tecnologia no mesmo passo

Quero Inovar

Artigo - 14 de janeiro de 2020

Por Sebrae-SP  | Calçados, Couromoda, Experiência, Lojas, Tecnologia

Começou na segunda-feira (13) mais uma edição da Couromoda, o mais importante evento de calçados e artigos de couro da América Latina. A feira exibe mais de duas mil coleções de calçados, bolsas e acessórios, focados especialmente na coleção outono-inverno, reunindo 90% da produção brasileira. O Sebrae-SP está presente no evento com uma loja expositiva que apresenta produtos de 30 MPEs de três polos calçadistas do Estado.

Entre as atrações da Couromoda está a ‘Varejo Tech Store’, espaço que mostra que o varejo será – e está sendo – pautado por dados e experiência do consumidor. O espaço apresenta algumas soluções que estão tornando as lojas físicas cada vez mais digitais e que devem ser populares em um futuro próximo nas lojas de calçados e acessórios. Confira:

Espelho Interativo
O espelho desenvolvido pela startup ICX Lab traz a integração entre loja física e digital. O cliente pode escolher variações dos produtos da loja e até o checkout, tudo na tela do espelho. Há uma versão mais adequado para as pequenas empresas. De acordo com o CEO Fabio Avelar, o modelo reduz o custo com integração, já que nas MPEs são menos ou menores plataformas a integrar.

Visual Merchandising Digital
A startup Vitrine Retail apresenta uma solução de visual mechardising especialmente para quem tem muitas unidades, já que automatiza o processo de validação do VM para as lojas. Segundo os fundadores da startup, 59% das unidades não aplicam o que o VM determina.

Contador de Fluxo e Hotzone (ou mapa de calor)
A Virtual Gate oferece uma solução de contagem de fluxo de loja. Assim, é possível mensurar de forma precisa quantas pessoas passam pela vitrine, quantas entram na loja, quais as seções mais atrativas para o consumidor e qual a sua taxa real de conversão.

POS
A Data System apresentou  Um POS com registro da venda, cadastro de cliente , emissão de Nota Fiscal/Cupom de Venda e pagamento integrados. A ideia nesta solução é agilizar a parte mais burocrática do processo de venda e ainda elimina o balcão de caixa – abrindo mais espaço de loja – e possibilita que cada vendedor faça o processo completo.

Estoque Digital
Outro aparelho da Data System permite otimizar a gestão do estoque, demonstrando e monitorando o inventário. O aparelho usa tecnologia RFID para registrar a entrada e a saída dos itens.

Lista da Vez
A solução da Vtex é para mensurar a taxa de conversão por vendedor e por loja, a relação entre os resultados e as metas e, até mesmo, o motivo da perda da venda.

A Couromodas continua até esta quarta-feira (15), no Expo Center Norte, em São Paulo. A estimativa é de receber 32 mil visitantes nos três dias de evento.

SERVIÇO
Couromoda 2020
47ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda
Quando: 13 a 15 de janeiro de 2020
Horário: das 09h às 19h
Onde: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo–SP
Ingressos: a feira tem caráter profissional e é aberta somente a lojistas, empresários e pessoas que comprovarem sua ligação com o setor. O ingresso é gratuito, mediante convite ou credenciamento. Não é permitido o ingresso a menores de 14 anos, mesmo acompanhados.

Receba conteúdo exclusivo sobre como inovar nas PMEs cadastrando-se aqui:

Captcha obrigatório

Finalizando o preenchimento do cadastro, você declara estar ciente e aceitar os Termos e Condições de Uso deste site e autoriza o compartilhamento de seus dados com o Sebrae-SP conforme a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais (Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018). Acesse e saiba mais.