Crescimento organizado

Quero expandir meu negócio

Artigo - 28 de junho de 2021

Por Sebrae-SP  | Cursos, pandemia, Qualificação

Após participar do Empreenda Rápido, do Sebrae-SP, Zenite Mendes montou sua mercearia

A mercearia ZMendes nasceu do sonho de Zenite Aparecida Mendes de montar o próprio negócio para que o marido e a filha mais velha pudessem trabalhar com ela e a família ficar mais próxima. “Para mim, o mais importante é a minha família”, diz. Para concretizar a ideia, Zenite abriu mão do emprego como servidora pública e decidiu concluir os estudos, já que só tinha cursado até a 6° série do ensino fundamental. Em 2008, participou do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Fiz o EJA porque precisava ter um diploma. Enquanto estudava, sonhava em cursar confeitaria pois gostava muito da área e tinha vontade de ter minha renda por meio disso. ”

Em 2010, em um curso de confeitaria, uma professora lhe falou sobre ser autônoma e sobre o Sebrae. “A professora me apresentou tudo sobre o que sabia sobre a figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI). Aquilo ficou na minha cabeça e comecei a pesquisar”, conta. Zenite montou um ponto para comercializar os seus produtos e procurou o Sebrae para entender como se tornar MEI. “Em 2013 virei MEI. Minha atividade principal era a confeitaria, mas eu pensava em ter uma lanchonete, vender meus produtos e pegar encomendas. Eu tinha conhecimento sobre a categoria, mas não estava tão familiarizada e organizada na época”

Com as consultorias e o acompanhamento do Sebrae-SP, Zenite percebeu que seu negócio poderia mudar de segmento sem perder a essência. Em uma de suas conversas com os consultores, ela lembrou que o desenvolvimento do seu bairro, em Capão Bonito, representava uma oportunidade de adaptar seu empreendimento e suprir a demanda local. Surgiu a ideia de montar uma pequena mercearia, fazendo do seu negócio único ali.

O consultor do Sebrae-SP em Itapeva Alisson Rezende acompanhou e ajudou na mudança do negócio de Zenite. Segundo ele, a alteração foi tranquila para a empreendedora. O consultor conta que a transparência e dedicação dela foram aliadas fundamentais para que conseguisse um financiamento pelo programa Empreenda Rápido (leia nesta página), possibilitando a ampliação e reforma do local. “Ela nos procurou em 2019. Quando finalizou o curso, ela entendeu que o crédito, por si só, não cria oportunidades, ele é uma ferramenta para viabilizar a oportunidade que existe no mercado” explica o consultor.

Rezende destaca que Zenite usou o crédito com sabedoria e com foco no crescimento do empreendimento. “Sua dedicação, esforço e o histórico de boa pagadora foram fundamentais para que o empréstimo fosse liberado. Ela conseguiu cerca de R$ 10 mil para investir na mercearia”, afirma Rezende.

Zenite reformou o local, comprou gôndolas e apostou em produtos que os consumidores sempre pediam. “Minha dica para quem tem o sonho de abrir o próprio negócio é: vá atrás de orientação de quem entende do assunto, nunca deixe de buscar conhecimento. O Sebrae está aí para ajudar e auxiliar no que a gente precisa”, finaliza.

O EMPREENDA RÁPIDO

O Empreenda Rápido é o programa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Sebrae- SP, que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo por meio de cursos de qualificação e linhas de crédito exclusivas. O programa é voltado tanto para quem deseja abrir empresa quanto para quem já empreende e quer expandir o seu negócio. Os participantes recebem orientação e suporte desde o momento da abertura do empreendimento, passando pela qualificação, até a obtenção de crédito para financiar os seus projetos. Para detalhes acesse: https://www.sebrae.com.br/ ou ligue 0800 570 0800.

 

 

Receba conteúdo exclusivo sobre este assunto cadastrando-se aqui:

Captcha obrigatório