Descubra como usar o WhatsApp Business para seu negócio

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Artigo - 15 de dezembro de 2020

Por Sebrae-SP  | empreendedorismo, WhatsApp, WhatsApp Business

Segundo a pesquisa Panorama Mobile, divulgada no início de 2020, o WhatsApp está presente em 99% dos celulares do país. O estudo ainda demonstra que 90% dos brasileiros usam essa plataforma todos os dias para trocar mensagens de texto ou de áudio. Com toda essa abrangência, os negócios podem aproveitar o aplicativo para realizar o atendimento de clientes e até mesmo fazer vendas. Saiba mais como usar o WhatsApp Business em sua empresa.

Perfil com cara da sua empresa

O WhatsApp Business permite que os empreendedores criem um perfil exclusivo de seus negócios, evitando misturar as conversas pessoais com aquelas realizadas com os clientes. Entre algumas das informações que podem ser colocadas no perfil empresarial do WhatsApp estão:

  • Horário de funcionamento;
  • Endereço da loja física;
  • Perfis em outras redes sociais;
  • E-mail de contato;
  • Segmento que atua;
  • Apresentação da empresa.

Para utilizá-lo, é preciso baixar na loja de aplicativos de seu celular uma versão específica do WhatsApp Business. É preciso ficar atento que o ícone do app empresarial é bem parecido com a pessoal, então preste a atenção no uso do dia a dia.

Atendimento ao cliente na palma da mão

Uma pesquisa internacional mostrou que 95% dos clientes levam em conta o atendimento ao cliente na hora de escolher uma marca ou empresa para fazer negócios. Isso se tornou ainda mais importante durante a pandemia, em que os consumidores desejavam continuar comprando e não poderiam ir até os locais ver os objetos pelos quais estavam pagando. O WhatsApp Business é uma ferramenta que ajuda a facilitar o contato com os clientes por ser fácil acesso para todos. Para melhorar a apresentação do seu negócio no aplicativo, você pode definir algumas funções automáticas:

  • Mensagem de saudação – o perfil corporativo permite criar uma saudação para quando os clientes começaram uma conversa com sua empresa.
  • Mensagem de ausência – caso não esteja no horário de funcionamento, você definir um aviso para quando é o melhor momento para o consumidor voltar a entrar em contato com o seu perfil no WhatsApp Business.
  • Mensagens rápidas – essa função permite salvar uma série de mensagens ou até mesmo imagens que são usadas frequentemente para poder responder perguntas que são feitas o tempo todo pelos clientes.

Para conhecer outras funções do WhatsApp Business ou dicas de como personalizar seu perfil no aplicativo, acesse: https://sebrae.contatosebraesp.com.br/C19_whatsvendas