Mais de 7 ferramentas para simplificar sua rotina

Quero ser um empreendedor melhor

Artigo - 25 de julho de 2022

Por Sebrae-SP  | empresário, ferramentas., Rotina

É como dizem: empreender não é para amadores. Manter uma empresa saudável e competitiva vai além de simplesmente vender um produto ou serviço no mercado. É preciso planejar e se organizar financeiramente, contratar e treinar, criar estratégias para aumentar as vendas, e tudo isso sem deixar de lado o atendimento de excelência. 

Mas como equilibrar tantas tarefas e funções importantes se o dia do empreendedor também tem apenas 24 horas?   

O segredo está na tecnologia. Para agilizar e simplificar o dia a dia do empresário, é necessário apoiar os processos nas ferramentas certas. Acompanhe 7 delas no post a seguir!

#1. Business Model Canvas

Seja para mostrar com mais clareza projetos de melhoria ou expansão, seja para convencer parceiros e sócios da viabilidade de novos modelos de negócios, o Business Model Canvas, ou apenas Canvas, é a ferramenta certa. 

Através de post its e de diferentes cores, é possível planejar cada detalhe do projeto, desde proposta de valor até atividades, parceiros e segmentos de mercado. Além disso, a ferramenta é de fácil utilização e, ao discutir o novo modelo de negócio com outros participantes, é possível fazer alterações na hora e adaptar as informações do novo projeto conforme necessário.

Para aprender mais sobre a utilização dessa ferramenta, o Sebrae criou sua própria ferramenta Canvas e também oferece um curso online sobre o assunto. Clique aqui para se inscrever!    

#2. Hubspot

Não é de hoje que o Marketing Digital se tornou estratégia fundamental de empresas de qualquer tamanho para promover negócios, melhorar a comunicação com clientes e potenciais clientes e aumentar as vendas em geral. 

Para quem quer levar mais eficiência às estratégias de Marketing e Vendas, a ferramenta HubSpot é uma ótima opção. O sistema une diversas funções em um mesmo local, desde o registro de dados e jornadas do cliente até a coleta de feedbacks, análise de resultados da produção de conteúdo, e-mails marketing, entre outros. 

#3. MailChimp

Ainda no assunto Marketing Digital, a ferramenta MailChimp traz muitas vantagens ao dia a dia do empresário. A plataforma tem sido há anos a escolha número um de empresas que querem colocar em ação estratégias de e-mails marketing, principalmente porque ela permite que o usuário faça segmentação de contatos e automatize o envio dos e-mails.

Nos últimos anos, o sistema passou a permitir a integração com outros canais, como as redes sociais, e agora pode ser usado como uma ferramenta completa de gestão de marketing, permitindo a criação e o gerenciamento de landing pages, formulários, campanhas em redes sociais, etc. 

#4. FreshDesk

O imediatismo é uma das características da sociedade moderna. Esse aspecto, somado à facilidade em encontrar informações sobre todos os assuntos e à preferência do público em viver jornadas de compra perfeitas, fez com que o investimento em plataformas multicanal se tornasse estratégia fundamental na manutenção de clientes. 

O FreshDesk é um sistema importante para todas as empresas que vendem produtos que demandam suporte ou assistência técnica. Através dessa ferramenta, é possível unificar os canais de atendimento para que, não importa de onde tenha vindo o contato do cliente, o atendente consiga encontrar seu histórico com facilidade e agilizar o atendimento. 

#5. Google Drive

O Google Drive é mais do que simplesmente uma solução de arquivamento e compartilhamento de informações. A ferramenta, além de contar com computação em nuvem para manter os arquivos a salvo, oferece a opção de criação de documentos, planilhas, formulários, entre outros, que podem ser lidos, complementados e editados por outras pessoas com acesso ao arquivo. 

Com a popularização do home office ou do trabalho remoto em geral, esse tipo de ferramenta se tornou cada vez mais necessária, porque permite um trabalho muito mais ágil e seguro para todos os colaboradores das empresas. 

#6. Ferramentas de comunicação

Ainda seguindo a linha das novas necessidades geradas pelo trabalho remoto, as ferramentas de comunicação são cada vez mais importantes para o dia a dia do empresário. Elas permitem uma comunicação instantânea com duas ou quantas pessoas forem necessárias, além de facilitar a troca de arquivos e até mesmo o compartilhamento de tela durante videoconferências.

Existem muitas opções de ferramentas de comunicação, cada uma delas com valores e funcionalidades específicas. Entre as mais comuns estão Skype, Zoom, Slack, Google Meet, etc. Vale a pena fazer um levantamento das necessidades da empresa para descobrir qual delas é a mais adequada para o seu dia a dia.

#7. Sistemas de gestão de pequenas empresas 

O dia a dia do empresário é tomado por muitas responsabilidades. Nota fiscal, boletos, pagamentos de funcionários e fornecedores, gestão de compras, vendas e estoque… Todas essas funções, se não estiverem muito bem organizadas, podem levar as finanças da empresa por água abaixo mais rápido do que você imagina. 

É claro que todas as operações podem ser feitas manualmente por meio de planilhas, mas quanto mais complexas, mais difícil é manter a organização e atualização de informações. Os sistemas de gestão são ótimas opções para organizar e manter as finanças das empresas, além de muitos destes já funcionarem na nuvem, ou seja, não precisam de instalação e manutenção. 

Assim como as ferramentas de comunicação, os sistemas de gestão têm características e preços diferentes para cada necessidade. Entre as opções mais bem avaliadas do mercado estão os softwares ContaAzul, Tiny ERP, Sistema Bling e eGestor ERP.  

Essas foram algumas dicas de ferramentas que com certeza vão agilizar o dia a dia do empresário. Com elas em uso, sobra muito mais tempo para dedicar a outras áreas do seu negócio, como as vendas. Baixe o e-book “Gatilhos mentais para aumentar as suas vendas” e fature mais!