Dia a dia do MEI: Tudo o que você precisa saber

Quero prosperar como MEI

Artigo - 5 de novembro de 2021

Por Sebrae-SP 

Abrir a sua própria empresa é um grande passo. O empreendedor precisa saber que a sua rotina irá mudar e que, cada vez mais, o dia a dia será cheio de compromissos, seja com clientes ou fornecedores, seja com a organização do próprio negócio.

Por isso, estar preparado para este desafio é fundamental, e nada melhor do que conhecer o dia a dia do MEI e saber o que ninguém te conta sobre o que é ser um microempreendedor individual. Continue com a leitura deste artigo e saiba tudo sobre a rotina do MEI.

Como é o dia a dia do MEI?

A rotina de um microempreendedor individual é bastante corrida e cheia de compromissos quando comparada ao dia a dia de uma pessoa com carteira assinada.

A partir do momento que você se torna MEI, é importante ter conhecimento de que você será o responsável por diversas decisões e tarefas, como:

  • atendimento ao cliente;
  • abertura e fechamento do estabelecimento;
  • realização e gerenciamento das vendas;
  • controle de estoque;
  • realização de compras de insumos ou mercadorias;
  • resolução de problemas;
  • organização financeira;
  • formas de conseguir novos clientes;
  • criação das redes sociais e definição do que será postado, entre tantas outras coisas.

Percebe como é preciso realizar uma série de atividades? Mas calma, você não precisa perder seu sono com isso! Afinal, existem diversas ferramentas que podem te ajudar no planejamento do seu cotidiano e também na organização do seu negócio. 

Além disso, o MEI tem o direito de contratar um funcionário (linkar BP2 – direitos MEI) com tributos reduzidos. Assim, é possível dividir todos os seus compromissos, executando-os da melhor forma e sem que você se sinta sobrecarregado.

Planejando a sua rotina de microempreendedor

Uma das maneiras de você ter um dia a dia organizado e conseguir atender a todos os compromissos é planejando a sua rotina. Dessa forma, é possível tornar seus dias mais produtivos, uma vez que você saberá exatamente o que fazer, quais são as suas prioridades, e até separar uns minutinhos para arejar a mente e descansar um pouco.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa organização. Confira a seguir.

Crie sua própria rotina

Ter a sua própria rotina, ou seja, um ritmo que deverá ser seguido todos os dias, é muito importante. Tenha em mente todas as tarefas que você precisa realizar na sua empresa e na sua vida pessoal que não podem ser transferidas nem adiadas.

Aqui, não há segredos nem fórmulas mágicas. A rotina precisa ser criada a partir das suas necessidades. A dica é: comece estipulando os horários que você irá acordar, realizar suas refeições e que irá encerrar o expediente. Por exemplo:

  • 7h: acordar e tomar café;
  • 8h: abrir a empresa;
  • 8h – 12h: trabalhar;
  • 12h – 13:30h: intervalo do almoço;
  • 13:30 – 18:30h: trabalhar;
  • 18:30h: fechar a empresa;
  • 19h: academia.

Utilize a tecnologia a seu favor

O primeiro passo para organizar a sua rotina é listar os afazeres do dia ou das próximas semanas. Assim, é possível ter o controle das atividades de maneira eficiente, evitando a perda de prazos e horários de reuniões importantes, por exemplo.

Você pode utilizar uma agenda de papel ou alguma tecnologia para te auxiliar. A solução tecnológica não precisa necessariamente ser um programa de computador pago ou com muitas funções. Existem diversas ferramentas online gratuitas muito eficazes, como o Google Agenda, que pode ser compartilhado com seu funcionário e acessado de qualquer lugar.

Outra opção que pode ser utilizada é o Trello. Além de poder ser acessado tanto pelo celular como pelo computador, ele pode ser compartilhado com outras pessoas. Com ele você cria cartões para cada tarefa a ser realizada, faz um detalhamento da tarefa e ainda pode colocar um prazo para sua realização.

Caso o prazo de alguma tarefa esteja perto ou em atraso, você recebe notificações em seu e-mail. Dessa forma, não há esquecimentos.

Defina uma ordem de prioridade

Ao organizar as atividades, outro ponto importante é definir uma ordem de prioridades para a realização de cada uma delas. Analise quais possuem uma maior urgência na sua conclusão e dê preferência para elas. Caso haja tarefas com a mesma urgência, resolva as mais difíceis primeiro. 

Dessa maneira, você tem a sensação de vitória logo no começo do dia, a preocupação diminui e os outros compromissos parecerão bem mais simples.

Além disso, é importante indicar o prazo de conclusão de cada uma dessas atividades, assim você consegue organizar o tempo para realizá-las com tranquilidade e sem pressa. Assim, as chances de erros diminuem bastante e a sua produtividade aumenta.

Faça cursos e continue estudando

Estudar e realizar cursos fazem parte do dia a dia do MEI. Com os novos conhecimentos adquiridos, você poderá executar suas tarefas com maior facilidade. 

Outra forma de melhorar sua rotina é buscando empresas especializadas em microempreendedores individuais, como o Sebrae, que podem te indicar os melhores caminhos e formas de resolver algum problema ou apenas ter um dia a dia mais produtivo e tranquilo.

Com o planejamento de rotina adequado, seu negócio alcançará melhores resultados, uma vez que terá uma organização eficaz que permite que você consiga administrar todos os processos sem comprometer sua produtividade.