7 dicas de vendas infalíveis para sua empresa vender mais

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Artigo - 20 de dezembro de 2021

Por Sebrae-SP  | dicas de sucesso, Estratégias de vendas, obtenha resultados, vendas infalíveis

Se você é dono do seu próprio negócio ou é vendedor, deve estar sempre em busca de alguma forma para vender mais, certo? Para isso, nada melhor do que dicas práticas para melhorar suas técnicas de venda. Mas por onde começar?

Calma, que no post de hoje nós trouxemos algumas dicas infalíveis e que podem ser colocadas em prática hoje mesmo para te ajudar a aumentar as suas vendas e se destacar da concorrência. Confira!

7 dicas de vendas para aumentar suas vendas hoje

Para que você possa melhorar suas vendas e alcançar os resultados desejados, é essencial que você conheça seu cliente a fundo, além do seu mercado de atuação.

Porém, a peça central para uma venda bem-sucedida é certamente o vendedor. Na forma como se comporta e conduz à venda, ele pode conquistar o cliente ou espantá-lo.

Veja a seguir as dicas que separamos para você melhorar suas vendas a partir de hoje!

1 – Conheça bem o seu cliente

Conhecer seu cliente é a nossa dica número 1. Afinal, só assim você vai saber qual a melhor maneira de abordá-lo e de oferecer os produtos certos. Aqui, você vai focar na sua interação com o consumidor durante a venda.

É fundamental estar atento à conversa e às atitudes do cliente, entender o que ele pensa e precisa, falar menos e ouvir mais. Isso o ajudará a criar um vínculo com o consumidor, a aumentar a confiança que ele tem em você e, por consequência, aceitar melhor as sugestões oferecidas pelo vendedor.

Além disso, é importante que você escute tudo o que o cliente tem a dizer, dê espaço para que ele possa falar dos seus desejos e problemas. Pessoas gostam de serem ouvidas e esse é um dos caminhos para que você possa vender mais e melhor.

2 – Conheça e acredite no que você vende

Conhecer profundamente o produto que você vende ou serviço que oferece é fundamental. Assim, você poderá mostrar que entendeu o problema que seu cliente possui, saber como isso pode ser resolvido de imediato e oferecer a melhor solução para seu cliente.

Além de conhecer seu produto, é preciso acreditar que ele realmente vai ajudar o consumidor. Para isso, é importante que você fale sobre outros clientes que tenham um problema parecido e como você ajudou a solucioná-lo, por exemplo. É preciso defender e mostrar que o que você vende é a melhor solução.

3 – Não desperdice tempo

O tempo é valioso, tanto o seu como o do consumidor, concorda? Por isso, saber iniciar uma conversa com o potencial cliente e descobrir rapidamente qual o problema que ele quer resolver é importante.

Dessa forma, o cliente ficará satisfeito em encontrar rapidamente o que deseja e você terá tempo para se dedicar a novos clientes ou resolver alguma questão administrativa do seu negócio.

Um atendimento rápido e eficaz é vantajoso para os dois lados!

4 – Utilize um manual de vendas

Contar com um manual ou guia de vendas é muito importante, já que ele vai reunir todas as informações necessárias sobre como agir diante de uma venda, como abordar seu cliente, perguntas a serem feitas, entre outros tópicos.

O manual de vendas pode ser utilizado tanto para vendas na sua loja física como em vendas realizadas pela internet ou telefone. Dessa forma, é possível garantir a qualidade das suas vendas e, em caso de um novo vendedor surgir, seu treinamento será facilitado com esse guia.

Assim, processos de vendas ficam padronizados e o conhecimento pode ser mais rapidamente compartilhado. Lembre-se: esse documento pode, e deve, ser atualizado sempre que você sentir necessidade.

5 – Personalize sua venda

Agora que você já sabe que deve conhecer tanto seu cliente como seus produtos ou serviços, vamos falar de atendimento. Quanto mais personalizada for a sua venda, isto é, dando uma atenção única ao problema do seu consumidor e oferecendo uma solução certeira, melhor.

Mais ainda, é preciso compreender que atender bem vai além do simples atendimento, é preciso personalizar os produtos e serviços oferecidos também. Uma forma de oferecer produtos personalizados é simplesmente ouvir o cliente e acompanhar as tendências de mercado.

Vamos ver como exemplo uma loja de doces artesanais: se clientes têm procurado por versões mais saudáveis dos seus produtos, passe a produzir doces “fitness”. O princípio básico para manter qualquer bom atendimento e fidelizar clientes é ouvir o que eles têm a dizer.

6 – Seja mais consultor do que vendedor

É preciso que o seu foco, enquanto vendedor, seja resolver o problema do seu cliente da melhor forma possível. Essa estratégia é bem comum em um mercado em que empresas vendem para outras empresas, mas pode ser aplicada facilmente em qualquer realidade.

Para isso, se coloque no lugar do seu cliente e pense no que poderia te surpreender ao realizar uma compra numa loja, restaurante ou ao contratar com serviço.

7 – Saiba lidar com as objeções

Quem nunca ouvir frases como: “na volta eu passo para pegar”, “vou pensar a respeito” ou “está muito caro”? Essas são algumas das objeções que os vendedores estão acostumados a ouvir todos os dias.

Lidar com elas não é fácil. Mas é preciso saber contornar todas elas para melhorar suas vendas e o seu atendimento.

Para isso, a nossa dica é: anote todas elas e crie respostas para contornar os motivos que impediram a sua venda. Em seguida, reúna todas elas no seu manual de vendas para estudar e, ainda, utilizar como fonte de ideias para novos produtos ou serviços.

É importante que você saiba que quanto mais perguntas seu comprador fizer, mais interesse ele está demonstrando pelo produto ou serviço, a solução que está sendo levada para ele.

Essas 7 dicas vão te ajudar a vender muito e de forma muito mais rápida, basta que você comece agora a aplicá-las em seu negócio. Espero que eu tenha conseguido esclarecer um pouco mais essa questão para que, assim, esse assunto fique mais fácil de ser compreendido.

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