Dicas para produzir boas fotos para o comércio online

Quero minha empresa na internet

Artigo - 16 de setembro de 2020

Por Sebrae-SP  | Comércio online, E-commerce, fotos, Fotos para o comércio online

Na internet, uma imagem bem produzida é capaz de atrair a atenção dos clientes e até mesmo despertar a vontade de conhecerem mais sobre aqueles produtos. Seja com a ajuda de um fotógrafo ou por conta própria, confira algumas recomendações para tirar boas fotos para o comércio online.

Antes de fotografar

O começo desse processo será a escolha dos produtos que você deseja anunciar em seu e-commerce. Nesse momento, pense em algumas questões que podem ser importantes ao fazer o anúncio:

  • O produto tem estoque suficiente para venda?
  • O preço ideal já está definido?
  • Esse item entrega tudo aquilo que o anúncio irá dizer?
  • Existe algum diferencial nesse produto?

As respostas para esses questionamentos ajudarão não só na composição da foto para o comércio online, como também para montar a descrição e a as informações do anúncio.

Dica 1 – Tenha um olhar especial para luz e sombras   

A palavra fotografia em sua origem significa “pintar com luz” e é por isso que a iluminação é o elemento essencial na hora de fotografar. A luz natural é sempre a melhor na hora de fotografar, por isso, sempre que possível prefira fotografar os produtos em lugares com janelas grandes ou até mesmo ao ar livre para aproveitar melhor a luz do sol.

Outro ponto importante são as sombras, que em contraste com a iluminação, formam a composição da foto. Para entender melhor sobre isso, profissionais da área explicam sobre as definições de:

  • Sombra dura – isso acontece quando a fonte de luz é menor que o item fotografado, o que faz com que a sombras sejam muito mais aparentes e bem delineadas. Cuidado, pois esse tipo de efeito pode acabar escondendo detalhes do produto que podem chamar a atenção de seus clientes.
  • Sombra suave – ocorre quando as fontes de luz são maiores que objeto da foto, o que cria sombras menos aparentes e difíceis de perceber. Ao fazer fotos para o comércio online, essa é a técnica ideal por mostrar com detalhes o que está sendo anunciado.

Dica 2 – Use os equipamentos a seu favor

As câmeras profissionais podem parecer difíceis de usar e muitas vezes os preços desses equipamentos são pouco acessíveis. A vantagem é que atualmente temos perto de nós um dispositivo que pode fazer ótimas fotos: o celular. Aproveite para conhecer alguns aplicativos que já oferecem opções de edição e até a inserção de layouts próprios para produtos. Entre os exemplos estão:

  • Snapseed;
  • Canva;
  • PhotoGrid;
  • Moldiv.

Além disso, prefira sempre usar tripé para sustentar sua câmera ou celular. Ele evita que as fotos saiam tremidas. O comércio já disponibiliza versões mais acessíveis desse equipamento.

Dica 3 – Conecte-se com seu produto

Ao fazer fotos para o comércio online, tente fotografar pessoas junto com o produto. Não precisa ser um modelo profissional, algum familiar ou até mesmo você pode se inserir na foto. Isso ajuda o cliente a ter uma boa ideia das dimensões dos objetos, como fica o caimento de uma roupa no corpo e se um sapato combina com outra peças de roupa, por exemplo. Lembre-se que o cliente quer acertar na compra, ao ver item nas mãos de outra pessoa, fica mais fácil ele se imaginar com aquele produto.

 

Para conhecer mais dicas de como produzir fotos para o comércio online, assista nossa live:

Seu negócio já está nas redes sociais? Preencha o formulário, abaixo, e acesse um material que pode deixar sua empresa mais digital

Captcha obrigatório