4 dicas para encontrar um diferencial competitivo para sua empresa

Quero ser mais competitivo no meu setor

Artigo - 22 de julho de 2022

Por Sebrae-SP  | como se destacar, concorrência, diferencial

Antes de explicarmos o tema principal deste artigo, vamos fazer uma pergunta: pense nas principais marcas que você consome. Quais motivos fazem você voltar sempre a comprar do mesmo negócio?

Se você respondeu bom atendimento ao cliente, qualidade dos produtos ou serviços, variedade de itens e entrega rápida, já definiu uma série de diferenciais competitivos.

O diferencial competitivo, portanto, é aquela característica que faz determinada empresa ser mais atrativa do que todas as outras que comercializam os mesmos produtos ou serviços. Ou seja, é a particularidade que diferencia e destaca o seu negócio de toda a concorrência.

E você, sabe como se destacar para vender mais e sempre? Então acompanhe nossas dicas neste artigo!    

Como encontrar um diferencial competitivo?

Existem inúmeras características que funcionam como diferencial competitivo, e nós já até citamos algumas durante a introdução, mas para definir uma para o seu negócio, é preciso, primeiro, entender as necessidades do seu público-alvo e conhecer seus costumes e comportamentos. E é por isso que esta será a nossa primeira dica.

#1. Conheça as necessidades do seu público-alvo 

Vamos imaginar que você é dono de um restaurante. Um belo dia, você recebe a visita de um grupo de amigos que questionam se existe um menu vegetariano. Você diz que não. Na semana seguinte, a mesma pergunta. E a resposta continua sendo negativa, mas você decide conversar com essas pessoas e perguntar se elas encontram restaurantes vegetarianos com facilidade na região e percebe que não. Após essa conversa inicial, você descobre uma das dores desse público, decide aumentar o cardápio da empresa com opções vegetarianas e veganas e passa a vender para ambos os públicos.

É claro que esse é um exemplo simples, e nem sempre encontrar seu diferencial competitivo é tão fácil assim, mas existem muitas formas de conhecer seu público-alvo e repensar sua oferta de produtos e serviços: 

 

  • Estude o mercado e a concorrência

Existem centenas de empresas que vendem a mesma coisa que você, portanto é fundamental conhecer quem são seus concorrentes diretos, indo até as empresas, acessando seus sites, consumindo seus produtos e serviços e conversando com seus consumidores. Dessa forma, você consegue identificar do que o público ainda sente falta e tentar adaptar o seu negócio a essa necessidade. 

 

  • Faça pesquisas para conhecer seu público-alvo

Quem é seu público-alvo? Esta pergunta é extremamente importante porque é ela que vai definir não apenas o diferencial competitivo da sua empresa, como seu portfólio de produtos e serviços, investimentos em publicidade e marketing digital, entre outros. Para essa estratégia, você pode estudar sobre as características demográficas das pessoas ao redor de você, entrar em contato com seus clientes atuais para pedir feedbacks ou sugestões, fazer pesquisas, etc.

#2. Pense em todas as etapas da jornada de compra

Muitas vezes, o diferencial competitivo de uma empresa nem precisa exigir tantas mudanças e investimentos. Um atendimento de excelência ou uma jornada de compra perfeita de ponta a ponta já são características importantes para convencer o público-alvo a escolher a sua empresa no lugar da concorrência.

Vamos imaginar uma microempresa que oferece determinado equipamento eletrônico. Existem tecnologias parecidas no mercado, mas o seu atendimento ao cliente é rápido e consegue atender às demandas dos clientes em menos de 24 horas. Além disso, você investiu num sistema de gestão que integra todas as informações, desde o cadastro dos clientes até o histórico de chamadas, o que faz com que seu cliente não precise explicar o problema a cada ligação ou contato.

Outros exemplos de uma boa jornada de compra é o atendimento rápido em todos os canais de comunicação. Se você tem uma confecção de roupas e conta com loja física e virtual, precisa estar atento na qualidade do atendimento tanto pessoal quanto nas redes sociais. Além disso, pode criar outras estratégias que deixem a jornada do cliente mais positiva, como frete grátis na primeira troca. 

Por último, independentemente do segmento da sua empresa, é fundamental treinar e oferecer boas condições de trabalho para seus funcionários. Um atendimento de excelência, com funcionários que entendam a fundo as particularidades dos produtos ou serviços que estão vendendo e que “vistam a camisa da empresa”, é um excelente diferencial competitivo.

#3. Escolha bem o diferencial competitivo

Existe uma grande diferença entre querer ser o melhor em tudo e realmente ser o melhor em tudo. Se você tentar oferecer um diferencial competitivo em atendimento ao cliente, preço, entrega, portfólio de produtos e serviços, etc., vai acabar deixando alguma coisa de lado e gerando mais gastos e frustrações do que resultados.

A melhor coisa para encontrar seu diferencial é avaliar sua empresa, entender as necessidades do público-alvo e criar estratégias possíveis e que auxiliem seu negócio a se destacar da concorrência.

#4. Busque seu lado inovador

Quando nós pensamos em inovação, logo nos vem à mente tecnologias avançadas, robôs e afins, mas nem sempre isso é verdade. Vamos voltar à confecção de roupas. 

Se durante suas pesquisas o empresário descobrir que grande parte da clientela que compra suas roupas são da geração Y ou Z, ele pode começar a produzir, primeiramente em baixa escala, estampas atuais, criativas e fazer propaganda nas redes sociais. Em comparação com as marcas da concorrência, essa empresa já é inovadora apenas por criar peças modernas e que reflitam a personalidade do público-alvo.

Assim como as novas estampas, é possível inovar na decoração das vitrines, nas publicações nas redes sociais, nas embalagens dos produtos ao enviar pelo correio, na apresentação dos alimentos, basta ser criativo!  

Diferencial competitivo como estratégia de vendas

A grande necessidade de descobrir um diferencial competitivo para o seu negócio é se destacar em meio à concorrência e melhorar as vendas. Quando você alia essa estratégia a outras, como marketing digital, e utiliza os gatilhos mentais certos, as chances de sucesso aumentam e muito!

Neste artigo você já aprendeu que, ao conhecer seus produtos ou serviços e as características do nicho da sociedade que poderá consumi-los, fica muito mais fácil encontrar formas de se destacar da concorrência. 

E se quiser aprender outras estratégias para melhorar as vendas, leia o e-book Gatilhos Mentais para Aumentar as suas Vendas e comece a lucrar!