Empresa de consultoria cresceu durante a pandemia com foco na presença digital

Quero Inovar

Artigo - 1 de fevereiro de 2021

Por Sebrae-SP  | consultoria, Digital

Para Marta Souza, da MS Soluções Administrativas, a transformação digital tornou a empresa mais forte e estruturada

Uma questão constante desde o início da pandemia de Covid-19, em março, foi a da importância da transformação digital nas empresas. Quem conseguiu reforçar sua presença digital e soube agilizar seus processos com o uso da tecnologia teve menos prejuízos – em alguns casos, conseguiu até aumentar o faturamento.

Esse foi o caso da MS Soluções Administrativas, uma consultoria empresarial localizada em Indaiatuba. “Eu gosto de dizer que começamos 2020 como uma empresa e hoje estamos totalmente renovados, totalmente diferentes do que a gente era lá no começo do ano”, diz Marta Souza, proprietária da empresa. No mercado desde 2018 e criada a partir da experiência de Marta no setor, a empresa tem como foco assessoria administrativa e financeira, e recentemente passou a oferecer também assessoria comercial. A carteira de clientes tem desde pequenos escritório e imobiliárias, até empresas do varejo, da área de educação e também profissionais liberais.

A empresa já utilizava videoaulas para suas mentorias, mas a grande virada veio a partir dos desafios impostos pelo distanciamento social. “No início da pandemia, nós abrimos nossa agenda para mentorias gratuitas, principalmente dos pequenos negócios, que ficaram perdidos, sem saber o que fazer com o fechamento do comércio”, conta Marta. Além disso, a empresa transformou sua presença digital – muito graças à atuação do Sebrae, por meio do programa ALI (Agentes Locais de Inovação).

A participação no ALI começou em janeiro de 2020 e, mesmo durante um período tão atribulado, Marta conseguiu levar adiante a informatização de todos os serviços, lançou um e-book sobre estruturas organizacionais e agora estão com o segundo e-book no “forno”, que vai falar sobre administração e finanças. Outra mudança fundamental foi a presença da empresa nas redes sociais – especialmente no Instagram – e a utilização do WhatsApp Business para resolver uma série de questões que atrapalhavam o fluxo dos atendimentos. “Passamos a utilizar etiquetas, fracionando nossos contatos entre ‘prospects’, entre clientes já antigos, entre clientes dos nossos clientes, e conseguimos direcionar melhor nossa divulgação”, conta a empreendedora.

 A consultora do Sebrae-SP Taís Camargo, que acompanhou toda a transformação da empresa, conta que Marta teve o auxílio de pessoal de diferentes áreas, como marketing, planejamento e finanças. “Ela procurou o Sebrae como uma forma de aumentar sua competividade”, explica.

“Hoje, com o uso do WhatsApp Business, por exemplo, ela consegue dar respostas rápidas e utilizar as mensagens automáticas, quando não disponível para atender no momento. Ninguém fica sem resposta. Marta inclusive fechou um contrato por meio do aplicativo”, lembra.

Para Marta, a transformação digital tornou a empresa mais forte e estruturada, possibilitando pensar em novos serviços e reinventar a sua atuação no mercado. No período da pandemia, ela também aumentou a carteira fixa de clientes e conquistou outros pontuais. Com isso, a inovação se multiplicou. “Tive vários clientes que durante a pandemia renovaram totalmente o seu negócio. O que a gente percebeu é que não podia ficar inerte”, conclui.

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