Empresários dão dicas para as MPEs enfrentarem a pandemia

Quero ser um empreendedor melhor

Artigo - 31 de maio de 2020

Por Sebrae-SP  | Coronavírus, Empretec, Gestão

Para minimizar a crise causada pela pandemia do coronavírus, que tem impactado diretamente os pequenos negócios, o Sebrae lançou o Empretec pelo Brasil, um movimento que ajuda a fortalecer e estimular a solidariedade empresarial.

Por meio da gravação de vídeos, empresários de sucesso oferecem dicas de como minimizar os impactos da Covid-19 a donos de micro e pequenas empresas. Os conteúdos podem ser encontrados nas redes sociais, por meio da hashtag #EmpretecPeloBrasil e também no Portal do Sebrae.

A proposta é compartilhar experiências e soluções relacionadas aos principais problemas e desafios vivenciados neste momento, visando contribuir com a adoção de medidas para reduzir os efeitos econômicos gerados pela pandemia.

Entre os assuntos abordados, estão questões relacionadas a empregados, fornecedores, locadores (imobiliárias, shopping centers, por exemplo), clientes e instituições financeiras. Os depoimentos apresentam uma grande diversidade quanto ao porte empresarial e aos ramos de atividades, como alimentação, saúde, beleza, turismo, entre outros.

Gestão em tempos de pandemia
Nos negócios, além do comportamento empreendedor, a palavra-chave é inovação, buscando novas formas de fazer negócios a partir da identificação das necessidades e desejos de seu mercado.

Reconhecendo que mudanças tendem a ser trabalhosas, não raro desconfortáveis, mas necessárias para garantir a sobrevivência e competitividade dos negócios, adaptar-se
é palavra de ordem neste momento atípico. Exigirá mudanças que, muito embora planejadas, não deixarão de ser desafiadoras.

Quanto mais rápida for a adaptação, reconhecimento e predisposição para a mudança, mais chances e possibilidades de êxito vão se apresentar.

Saiba mais sobre gestão em tempos de pandemia e comportamento empreendedor acessando o e-book.

Você também pode conferir a live completa que abordou a liderança na crise:

Sobre o Empretec
O Empretec é um seminário intensivo, destinado a aumentar o potencial de empreendedores para gerir melhor uma empresa ou para iniciar um negócio bem-sucedido.

O participante aprende a identificar e desenvolver suas características empreendedoras, e descobre novas oportunidades de negócios. É uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) promovida em cerca de 40 países e executada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae.

Já foram realizadas mais de 12 mil turmas com 286 mil participantes, representando 60% dos Empretecos (quem fez o Empretec) no mundo. Trata-se de uma solução presencial, que momentaneamente, está suspensa em virtude da pandemia.

Para quem busca atendimento, o Sebrae-SP está funcionando 100% remoto e digital, com novas ferramentas e capacitações a distância. É possível falar com um consultor pelo telefone 0800 570 0800 ou buscar informações no portal sebraesp.com.br.

Já quem quer aproveitar o período para fazer cursos online, há 117 opções gratuitas disponíveis no endereço ead.sebraesp.com.br.

O Sebrae-SP está realizando transmissões ao vivo diariamente às 17h com seus consultores via Facebook  para tirar as dúvidas dos empreendedores de diferentes segmentos, entre eles crédito e renegociação de contratos. Participe!

Receba conteúdo exclusivo sobre "O que você precisa saber para abrir um novo negócio" cadastrando-se aqui:

Captcha obrigatório