Estratégia de marketing: o que é e como funciona?

Quero vender mais

Artigo - 22 de dezembro de 2021

Por Sebrae-SP  | ações do marketing, objetivo do marketing, planejamento estratégico, tipo de marketing

Toda empresa deseja melhorar seus resultados, atrair novos clientes e, claro, alcançar o tão esperado sucesso. Pois saiba que conhecer as estratégias de marketing é muito importante para chegar a esses objetivos, além de ser fundamental na hora de desenvolver e melhorar seus produtos e serviços.

Para que você possa aprender mais sobre o tema e começar a utilizar essas estratégias no seu negócio, escrevemos este artigo. Com ele você vai tirar todas as dúvidas, além de ter ótimas ideias para colocar em prática hoje mesmo.

Boa leitura!

A importância do marketing para sua empresa

Antes de falarmos sobre as estratégias de marketing, é importante deixar claro a sua importância para todos os negócios, sejam grandes corporações ou pequenas empresas.

Independentemente do tipo de produtos ou serviços que o negócio oferece, o marketing vai servir para te ajudar a tornar sua empresa mais conhecida, atrair novos clientes e, claro, aumentar seu volume de vendas.

Criando uma estratégia de marketing para sua empresa, você aprende a estabelecer metas de vendas, atribuir mais valor ao seu produto e se destacar no mercado, explorando os diferenciais de sua empresa, produto ou serviço.

Mas o que são estratégias de marketing?

Estratégia de marketing nada mais é do que um conjunto de ações criadas para alcançar um objetivo. Esse objetivo pode ser a divulgação de um novo produto ou serviço, melhorar a imagem da empresa ou aumentar as vendas.

Imagine que você seja dono de uma lanchonete e criou um novo lanche. Para que as pessoas conheçam esse novo produto, é preciso criar ações de divulgação, certo?

E quais seriam as estratégias? Bom, você pode realizar postagens nas redes sociais, colocar cartazes em seu estabelecimento, dar um maior destaque para este lanche no cardápio e até criar promoções do tipo “compre o lanche X e ganhe um refrigerante pequeno”.

Percebeu que todas essas ações têm um único objetivo? Mesmo sendo estratégias diferentes, todas elas possuem o mesmo foco, o de divulgar o lanche novo e, como resultado, aumentar as suas vendas.

Mas para que a sua estratégia alcance o sucesso, é preciso que você tenha bem claro o seu objetivo, além de um passo a passo que vamos explicar a seguir.

Passo a passo para criar uma estratégia de marketing de sucesso

Se você chegou até aqui, quer dizer que já sabe o que é uma estratégia de marketing e qual a sua importância para as empresas. 

Agora, você deve estar se perguntando: como desenvolver uma estratégia de marketing na prática?

Abaixo, você encontra um passo a passo para você colocar em prática hoje mesmo e começar a criar a sua estratégia. Vamos lá?

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo para criar a sua estratégia de marketing é a definição do objetivo. Como já falamos neste artigo, é ele quem vai dar o foco para todas as ações que serão desenvolvidas.

Veja alguns exemplos de objetivos:

  • divulgar um novo produto ou serviço;
  • atrair novos clientes;
  • começar a vender para um novo público.

Lembre-se de direcionar bem seus objetivos para que depois seja possível medir os resultados com eficácia.

2. Conheça seus concorrentes

Você precisa estar informado sobre a sua concorrência. Assim, identifique os principais produtos, fornecedores, preços e também as táticas de marketing usadas por eles. Anote tudo o que você puder!

Conhecer seus concorrentes vai te ajudar a identificar o que diferencia sua empresa, podendo sempre otimizar e melhorar sua vantagem competitiva.

3. Descubra seus pontos fortes e fracos

Já que tratamos sobre vantagem competitiva no tópico acima, nada melhor do que identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa.

A identificação dos pontos fracos é o primeiro passo para você conseguir resolver um problema. Por exemplo, você trabalha com a venda e instalação de alarmes residenciais. Seu produto possui uma ótima qualidade, mas ele não tem um recurso específico que os outros concorrentes possuem.

Sua estratégia de marketing precisa se concentrar na busca por recursos que sejam superiores aos seus concorrentes. Por isso é tão importante conhecer seus pontos fortes. Com eles, você melhora seus argumentos de venda, persuadindo o público a escolher sua marca em vez da concorrência.

4. Construa um plano de ação

Agora que você já tem um objetivo, conhece sua concorrência e seus produtos a fundo, chegou a hora de colocar a mão na massa!

No plano de ação você vai reunir todas as ações que serão feitas para que o seu objetivo seja atingido, incluindo o quanto vai custar cada uma delas, o prazo para realização e quem será o responsável.

Veja os itens que não podem faltar no seu plano:

  • O que será feito?
  • Quem vai fazer?
  • Qual o prazo para ficar pronto?
  • Quanto vai custar?

Para organizar melhor, você pode fazer uma tabela no Excel ou mesmo em um caderno para poder monitorar cada uma das ações.

5. Monitore seus resultados

Para que você saiba se a sua estratégia está trazendo os resultados esperados, é importante monitorar com frequência. Caso você perceba que alguma das suas ações não está dando retorno, é possível alterá-la, afinal, um plano de ação não é um documento rígido.

Conforme o mercado e a concorrência vão se comportando, ajustes podem ser necessários. Por isso é tão importante ter um monitoramento constante dos resultados.

Exemplos de estratégias de marketing

Antes de encerrarmos nosso artigo, resolvi trazer 3 dicas para utilizar, na prática, alguns canais em sua estratégia de marketing. Confira!

Redes sociais

Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn… existem inúmeras redes sociais atualmente e seus concorrentes, com certeza, já estão fazendo um ótimo uso delas.

Vale descobrir onde seu público está e ir atrás deles.

Além disso, cada rede social possui suas particularidades. Veja qual é mais interessante para o seu tipo de negócio e invista!

Só não vale fazer um perfil em todas elas e deixá-lo lá, abandonado, ok?

Parcerias

Formar parcerias com empresas que oferecem um produto complementar ao seu também pode ser uma ótima alternativa. Por exemplo, se você trabalha com bolos para ocasiões especiais, uma boa opção é criar uma parceria com organizadores de festas.

Assim, novas pessoas irão conhecer o seu trabalho e você poderá fechar mais negócios.

Programa de fidelidade

Programas de fidelidade são uma boa opção para fazer com que seus clientes continuem comprando de você. Como ele funciona? A forma mais comum é dar um produto ou um brinde depois de um determinado número de compras.

Para uma pizzaria, por exemplo, a cada 10 pizzas médias ou grandes, ele pode ganhar uma pizza pequena.

Essa tática é muito utilizada por diversos estabelecimentos e possui um ótimo retorno. Que tal fazer o teste?

Agora, é chegado o momento de olhar para o seu próprio negócio, estudar as opções e definir onde concentrar esforços para divulgar a empresa, atrair clientes e vender mais!

Quer continuar a aprender mais sobre o universo do marketing e vendas? Continue lendo o blog do Sebrae, tenho certeza que você vai encontrar ótimos conteúdos por aqui!