Facebook e Instagram anunciam iniciativas para apoiar pequenos negócios

Quero vender mais

Artigo - 12 de maio de 2020

Por Sebrae-SP  | Compre do Pequeno, Instagram, Redes Sociais

As redes sociais Facebook e Instagram anunciaram nesta semana que já está disponível no Brasil algumas de suas iniciativas com foco em apoiar os pequeno negócios.

No Instagram, o usuário pode usar selo “Apoie as Pequenas Empresas” em seus stories e indicar uma empresa. Seus seguidores poderão ver, pelo selo, as três últimas postagens daquela empresa bem como o link para ir direto ao perfil dela para conhecer mais os seus produtos e serviços.

As empresas, por sua vez, também podem usar o selo para divulgar a campanha entre seus seguidores/clientes. Um story fixo do Instagram chamado “Compra Local” irá reunir as empresas marcadas com o selo, sendo mais um canal de divulgação para elas.

 

No Facebook, a hashtag oficial #ApoieAsPequenasEmpresas permite que as pessoas possam manifestar seu apoio à pequenos negócios.

Ao clicar no texto da hashtag, as pessoas serão direcionadas para uma página para descobrir outros posts de apoio às pequenas empresas e conhecer mais negócios de onde podem adquirir produtos ou serviços. Os usuários do Facebook também podem usar uma nova tag “em apoio a” para promover pequenas empresas para seus fãs.

A rede lançou ainda uma forma de usuários encontrarem mais rapidamente produtos e serviços essenciais por meio do “Empresas nas redondezas”. A função, que deve ficar disponível no Brasil nas próximas semanas, permite que as pessoas descubram o que está acontecendo nas lojas do bairro, enviar mensagens ou pedir comida e comprar mercadorias através de aplicativos de terceiros. Isso também ajudará as empresas a ver mais tráfego enquanto seguem atuando online para permanecerem abertas.

“Pessoas e empresas já estão encontrando maneiras inspiradoras de ajudar suas comunidades locais, usando nossas ferramentas como cupons e pedidos de comida. As empresas também estão usando maneiras criativas para engajar seus clientes, à medida que se adequam para um serviço somente online — de academias que oferecem exercícios no Facebook Live a lojas que compartilham informações de produtos em seu catálogo no WhatsApp e restaurantes usando o Messenger para alcançar clientes com opções de entrega”, disse a empresa em comunicado.

Além disso, para aprimorar a forma como as empresas permanecem conectadas com seus clientes, o Facebook disse que planejam lançar uma Caixa de Entrada de Negócios no aplicativo do Messenger e um plug-in de bate-papo atualizado para os sites das empresas.

A Caixa de Entrada permitirá que as empresas respondam às mensagens dos clientes diretamente de suas Páginas no aplicativo do Messenger. Com o mais recente plug-in de bate-papo, as pessoas podem conversar com empresas em seus sites sem precisar de uma conta no Facebook.

“Continuamos comprometidos com as pequenas empresas enquanto elas seguem trabalhando para permanecer abertas e digitalizar seus negócios, e continuaremos a explorar novas maneiras de apoiá-las”, disseram.

As iniciativas são mais recursos oferecidos pela rede social para ajudar os pequenos negócios durante o isolamento social, por conta da pandemia do coronavírus.

As MPEs são os negócios que mais sofrem com a quarentena, umas vez que possuem menos fôlego para se manterem em tempos de queda drástica de consumo da população.

O Instagram também incentiva seus usuários a usar o selo “Em Casa” em seus stories, como forma de incentivar o isolamento social, atualmente, uma estratégia para conter a disseminação do novo coronavírus e preservar a estrutura de saúde disponível.

 

Para quem busca atendimento, o Sebrae-SP está funcionando 100% remoto e digital, com novas ferramentas e capacitações a distância. É possível falar com um consultor pelo telefone 0800 570 0800 ou buscar informações no portal sebraesp.com.br.

Já quem quer aproveitar o período para fazer cursos online, há 117 opções gratuitas disponíveis no endereço ead.sebraesp.com.br.

O Sebrae-SP está realizando transmissões ao vivo diariamente às 17h com seus consultores via Facebook  para tirar as dúvidas dos empreendedores de diferentes segmentos, entre eles crédito e renegociação de contratos. Participe!

Confira a live completa sobre como usar as redes sociais para continuar fazendo bons negócios durante a crise:

Receba conteúdo exclusivo sobre Redes Sociais cadastrando-se aqui:

Captcha obrigatório