Gestão de força de vendas: 5 dicas para melhorar a sua eficiência

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Artigo - 21 de dezembro de 2021

Por Sebrae-SP  | gestão de vendas, planejamento de vendas

Nos dias de hoje, fazer um bom atendimento ao cliente deixou de ser a única prioridade dos negócios. É claro que essa função continua sendo extremamente importante para as vendas e a fidelização dos clientes, mas os consumidores querem mais, eles querem se sentir satisfeitos em todas as etapas de contato com as empresas.   

Isso quer dizer que fazer um treinamento básico não é suficiente para que a equipe saiba como agir para oferecer um atendimento de excelência. É preciso ir além, e tudo começa com a proatividade e boa vontade da liderança. A seguir, entenda o que é força de vendas, por que ela é tão importante para os negócios atuais e como você pode fazer uma gestão eficiente na sua empresa.

O que é gestão de força de vendas?

 

Chamamos de força de vendas todas as pessoas que estão envolvidas nas vendas de um negócio e têm como meta comum conquistar o maior número de clientes para manter a lucratividade sempre alta.

 

Ao contrário do que acontece num time de vendas comum, que precisa vender em grande quantidade para atingir metas e obter bonificações pelo bom trabalho, a força de vendas busca o lucro independentemente da quantidade de vendas. E sabe que, para isso, é necessário se dedicar ao máximo para oferecer um atendimento perfeito e fidelizar o máximo possível de clientes.    

 

Mas manter uma equipe alinhada e empenhada para conquistar os mesmos objetivos não é nada simples. Sempre existe alguém menos motivado ou que não leva tão a sério a necessidade de seguir um padrão alto de atendimento como o restante do time. E é aí que a gestão de força de vendas se torna tão importante.

 

A gestão de força de vendas, então, é o conjunto de estratégias que vai incentivar a equipe para que o padrão de excelência seja sempre mantido em toda a jornada de compra dos clientes. E uma liderança segura e capacitada é fundamental para que os objetivos da empresa possam ser alcançados. 

Como fazer a gestão de força de vendas no meu negócio?  

Acompanhe 5 dicas que vão tornar a sua gestão de força de vendas mais eficiente!

1.Tudo começa com o líder 

Se você é dono de uma micro ou pequena empresa, provavelmente tem apenas um ou poucos funcionários sob sua responsabilidade. Nesse caso, é provável que o gestor seja você mesmo. 

É bem importante se atualizar e estar capacitado para agir como um bom líder. Comece estudando a fundo seu público-alvo e as personas do seu negócio para saber o que elas esperam do seu atendimento e como oferecer isso da melhor forma possível. Além disso, cursos sobre gestão de equipes e liderança podem ser um ótimo investimento.

Depois, deixe claros os propósitos da sua empresa desde a etapa de contratação. Dessa forma, todos que forem trabalhar com você na sua empresa conhecerão e seguirão os mesmos objetivos, como a priorização da satisfação do cliente ou o lucro através do atendimento de excelência.

Por último, seja um exemplo para todos que trabalham com você. Se você procura funcionários que sejam produtivos, proativos e bem humorados, mas não se esforça para demonstrar as mesmas características, é bem provável que os funcionários não levem sua gestão a sério.

2.Hora de contratar ou treinar sua equipe

Não se esqueça de que o gestor é você, por isso, é muito importante estar atento ao seu funcionário ou equipe para avaliar o desempenho de todos e buscar novas formas de motivar e melhorar o trabalho conjunto. 

Lembre-se sempre que colaboradores motivados tendem a ser mais produtivos, por isso invista em reuniões de feedback, reconhecimento de melhores funcionários, cursos e capacitação constante e outras formas de desenvolver e manter a qualidade da força de vendas. 

3.Seja um especialista nos próprios produtos ou serviços

Não importa se o objetivo da força de vendas é lucrar o máximo possível ou privilegiar o atendimento perfeito ao lucro, um negócio só é bem-sucedido se vender, e por isso esse é o item 3 da nossa lista.

Para vender melhor é necessário saber do que se está falando, conhecer profundamente os detalhes, as características e os diferenciais do produto ou serviço e mostrar para os clientes por que essa compra é um bom negócio. 

Além disso, é importante afirmar que o cliente não está levando apenas um produto, mas inúmeros outros valores agregados, como qualidade na fabricação, condições de pagamento, facilidade na troca, garantia, etc. Venda toda uma experiência, e não apenas um produto ou serviço.

4. Use o marketing a seu favor  

As estratégias de marketing são ótimas aliadas das vendas e podem contribuir com o dia a dia do gestor e do restante da equipe também. 

Se você vende seus produtos ou serviços pela internet, seja numa loja virtual ou até pelas redes sociais, criar conteúdos que falem sobre eles, mostrem seus diferenciais e qualidades e os divulguem pode ser muito interessante para seus resultados. 

Nós temos alguns artigos aqui no blog do Sebrae que abordam esse tema, por exemplo este sobre estratégias de marketing. Mas lembre-se, o atendimento ao cliente precisa ter a mesma qualidade em todos os canais de vendas, e isso quer dizer que a gestão de força de vendas precisa se estender também ao ambiente virtual.  

5.Crie sua própria jornada de encantamento de clientes 

Como dissemos, a gestão de força de vendas quer encantar para fidelizar clientes. Essa é a melhor estratégia para manter o volume de vendas sempre alto. Mas, para encantar clientes ou oferecer um atendimento perfeito, é necessário seguir algumas boas práticas que estejam relacionadas aos propósitos e metas do seu negócio.

Se você quiser entender melhor sobre o assunto, o infográfico Jornada de encantamento do cliente pode servir como base para criar suas próprias ações para encantar clientes.   

Estas foram as 5 principais dicas que podem contribuir com a sua gestão de força de vendas. Mas não pense que apenas a criação dessas estratégias é o suficiente para melhorar as vendas e levar a empresa ao sucesso. Faz parte do dia a dia do gestor acompanhar os indicadores de vendas, o desempenho dos funcionários e pensar em mudanças para deixar a empresa ainda melhor. 

Assim como os artigos apontados durante este texto, o Sebrae tem centenas de conteúdos para facilitar e melhorar a jornada de todos os empreendedores do Brasil. Acesse nosso site e entenda de que forma nós podemos te ajudar!