Investir em treinamento: porque essa é a melhor alternativa?

Quero vender mais

Artigo - 25 de dezembro de 2021

Por Sebrae-SP  | Capacitação, treinamento, vantagens dos treinamentos

Lembra daquele ditado que diz que a prática leva à perfeição? Assim funciona para um atleta que busca o primeiro lugar como para uma equipe de futebol que quer vencer o campeonato. No mundo dos negócios não é diferente, a chave do sucesso está em investir em treinamentos.

Com uma equipe bem treinada, sua empresa estará pronta para enfrentar grandes desafios e fechar ótimas vendas! Por isso, continue a leitura e descubra todos os benefícios que essa prática pode trazer para o seu negócio.

Por que você precisa investir em treinamento hoje?

Seja grande, média ou pequena empresa, a principal razão para que todas elas procurem por treinamentos é o fato de entender que esse é o melhor caminho para alcançar o sucesso.

Portanto, buscar conhecimento para você e para as pessoas que te ajudam na empresa é essencial para que o seu negócio continue crescendo. Além disso, essa ação faz com que as pessoas se sintam mais valorizadas e acabem cumprindo melhor suas atividades.

Além disso, com os treinamentos você e sua equipe podem descobrir alguma habilidade nova. Imagine que você quer começar a vender seu produto na internet e, para aprender mais, contratou um treinamento para você e seu funcionário. Durante as aulas, você percebeu que seu colaborador já possui uma boa base e poderá te ajudar muito mais do que o esperado.

Com o treinamento, além de vocês aprenderem sobre um novo canal de vendas, você ainda notou que ele possui conhecimentos que serão muito úteis.

Agora, vocês dois se sentem mais motivados e preparados para este novo desafio.

5 vantagens de investir em treinamento

Até agora, você já percebeu a importância de investir em treinamentos na sua empresa, certo? Caso você ainda não esteja convencido de que essa é uma boa oportunidade para o seu negócio crescer, veja a seguir os 5 principais benefícios dos treinamentos e capacitações que eu trouxe.

1 – Estimula a criatividade

Quando você enxerga a importância de oferecer um treinamento para seu funcionário, você mostra que se importa e valoriza o trabalho dele. Além disso, você estará estimulando uma habilidade muito procurada nos dias de hoje: a criatividade. Ela é muito importante no processo de inovação e de criação de novos produtos ou serviços.

Imagine que você trabalha com doces e quer aprender a fazer doces finos para poder ampliar seu público. Para isso, contratou um curso para você e sua funcionária. Durante as aulas, vocês tiveram várias ideias de novos doces e serviços que podem ofertar, melhorando as vendas e o faturamento da empresa.

Viu como um único curso pode ser um divisor de águas para o seu negócio? Agora, você vai conseguir aumentar o número de produtos ofertados, atrair novos clientes e ganhar mais dinheiro. Com isso, todos ganham, principalmente a sua empresa.

2 – Te ajuda a não perder talentos

Todo mundo quer trabalhar para alguém que valoriza seu trabalho e oferece maneiras de crescer e executar melhor seu serviço. Quando você realiza treinamentos para seus funcionários, eles se sentem motivados e, sobretudo, realizados a continuarem a exercer sua função.

Ainda, quando esse investimento é feito com frequência, seus colaboradores ficam mais capacitados e você passa a atrair candidatos cada vez mais qualificados. Dessa forma, além de desenvolver seus próprios colaboradores, você também atrai novos talentos.

3 – Sua empresa se torna mais competitiva

Quando você conta com bons profissionais no seu estabelecimento, o mercado acaba valorizando essa atitude. Portanto, além de contribuir na capacitação dos seus funcionários, você estará, automaticamente, investindo na qualidade do produto ou serviço que oferece, e o maior beneficiário de tudo isso é ele, o consumidor.

Lembra do exemplo da doceira? Depois da capacitação, a empresa conseguiu se tornar mais competitiva, pois aumentou o número de produtos ofertados e, claro, suas vendas.

4 – Motiva e engaja

Se a sua equipe estiver motivada e engajada, você terá resultados muito melhores, pode confiar! Isso fica ainda mais claro quando os colaboradores percebem oportunidades de crescimento na empresa e também aperfeiçoamento profissional.

Isso acontece porque eles se sentem mais reconhecidos, fazendo com que se dediquem mais às atividades e realizem um trabalho de qualidade, ajudando sua empresa a atingir o sucesso.

5 – Aumenta a produtividade

À medida que seus funcionários se tornam mais motivados e engajados, a produtividade deles também aumenta, o que melhora o desempenho de sua empresa como um todo.

Nesse sentido, as tarefas são realizadas com uma maior agilidade e, muitas vezes, com menos erros e consumindo uma menor quantidade de recursos. Continuando com o exemplo da doceira que falamos anteriormente, durante o curso, foram apreendidas técnicas de congelamento das massas dos doces.

Com isso, elas puderam atender um número maior de clientes, já que agora conseguem produzir uma quantidade maior de massa de uma única vez. Ainda, foi possível reduzir os gastos com gás, já que fazem as massas todas num único dia.

Sabemos que existem muitos outros motivos para que você invista em treinamentos na sua empresa. Espero que este artigo possa ter te ajudado a perceber o quanto é importante capacitar sua equipe e você mesmo.

Para que você continue a aprender, nosso site está repleto de dicas práticas e informações para a sua empresa crescer e lucrar ainda mais!