Loja investe em relacionamento com clientes e consegue crescer durante pandemia

Quero minha empresa na internet

Artigo - 9 de junho de 2020

Por Sebrae-SP 

É comum escutar a expressão “o mar não está para peixe” em tempos de crise, mas também é verdade que diante das adversidades é possível encontrar soluções. Assim como pescar exige observação, estratégia, paciência e criatividade, os sócios Henrique Kagohara, Danilo Almeida e Danilo Carvalho uniram os comportamentos empreendedores às características dos pescadores para fazer a loja Laboratório da Pesca crescer 17% em faturamento em março, em meio à pandemia do novo coronavírus.

Em março, o Laboratório da Pesca estava em seu terceiro melhor mês. Com uma meta ambiciosa de crescer 40% em relação ao mesmo período de 2019, os sócios explicam que em janeiro e fevereiro conseguiram até superá-la. Já em março, cresceram 17%. “Fechamos as portas e ainda faltavam dez dias para completar o mês”, lembra Kagohara. Eles então buscaram novas soluções para seguir faturando: vender por WhatsApp e entrega dos produtos a domicílio. “Além disso, estamos focados em ações de relacionamento com o cliente e também em controles internos”, completa Almeida.

Os sócios explicam que, seguindo orientações do Sebrae-SP, estão reduzindo custos fixos como contratos de internet e aluguel, bem como desligando eletrodomésticos responsáveis por 50% do consumo de energia. Aproveitaram também para remodelar o e-commerce e estruturar de forma clara as características do público, visando oferecer o serviço adequado.

“Nossa parceria com o Sebrae começou desde o plano de negócios que montamos no início e segue agora com as orientações do programa ALI (Agentes Locais de Inovação) e dos cursos de finanças e marketing que fizemos. Nosso oxigênio foi o planejamento com projeções. Pensamos sempre um mês e meio na frente. Planejamos compras e custos com antecedência para sermos os mais assertivos possível”, destaca Kagohara.

 

O consultor de negócios do Sebrae-SP José Venâncio Jr. diz que um dos principais acertos do Laboratório da Pesca foi planejar. “Como todos os empresários, eles levaram um susto inicial, mas não pararam”, comenta. Venâncio destaca três fatores que fazem a empresa se manter sustentável na crise: boa gestão financeira, trabalho de relacionamento com os clientes e estratégia em antecipar situações. Para ele, os empresários precisam pensar na retomada desde já. “Comportamento e necessidades dos clientes devem mudar. E o Laboratório da Pesca está trabalhando nesse sentido.

Estão fazendo o dever de casa muito bem”. A agente local de inovação Mariana Martins destaca que a empresa criou um relacionamento com seus clientes para mostrar que está à disposição. “Eles escutam os clientes e se mostram presentes. Não empurram venda, mas acolhem os clientes”, destaca. Essa ação gerou vendas, pois os clientes perceberam que precisavam comprar novos materiais ou sentiram falta de equipamentos que não possuíam. “Isso é relacionamento efetivo”, completa.

 Programa ALI – Agentes Locais de Inovação

Além de consultorias específicas sobre finanças e marketing, por exemplo, o Sebrae-SP oferece o Programa ALI – Agentes Locais de Inovação. O programa gratuito tem como foco capacitar pequenos negócios, elevando o grau de inovação, aumentando a capacidade competitiva e participação no mercado. Os agentes são graduados e possuem formação específica para atuar junto às micro e pequenas empresas, além de serem bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), capacitados pelo Sebrae. Para informações ligue gratuitamente para o Sebrae-SP no 0800 570 0800.

Sebrae-SP

Para quem busca atendimento, o Sebrae-SP está funcionando 100% remoto e digital, com novas ferramentas e capacitações a distância. É possível falar com um consultor pelo telefone 0800 570 0800 ou buscar informações no portal sebraesp.com.br.

Já quem quer aproveitar o período para fazer cursos online, há 117 opções gratuitas disponíveis no endereço ead.sebraesp.com.br.

O Sebrae-SP está realizando transmissões ao vivo diariamente às 17h com seus consultores via Youtube e Facebook  para tirar as dúvidas dos empreendedores de diferentes segmentos, entre eles crédito e renegociação de contratos. Participe!