Dinheiro: conheça 5 formas de conseguir para sua empresa

Quero controlar meu dinheiro

Artigo - 31 de janeiro de 2022

Por Sebrae-SP  | capital de giro, falta de dinheiro, Financiamento

Para que um negócio cresça, além de organização e bons produtos ou serviços, é preciso de dinheiro. Seja para a compra de novos equipamentos, pagamentos dos funcionários ou contas fixas da empresa.

Esse processo é natural na vida de um empreendedor que busca o sucesso, mas muitos acabam com algumas dúvidas a respeito de como conseguir esse dinheiro de que tanto precisam.

Pensando nisso, resolvemos listar algumas maneiras de você conseguir esse dinheiro tão necessário e dar o próximo passo. Vamos lá?

Sua empresa realmente precisa de dinheiro?

Antes de pensar nas maneiras de conseguir capital para o seu negócio, é fundamental avaliar se a sua empresa realmente está precisando de dinheiro e se este é o momento certo para expandir. Afinal, uma decisão errada pode colocar tudo a perder.

Muitas vezes, o que falta para as empresas é um pouco de organização financeira. Dessa forma, faça um levantamento de todos os valores que entram e saem do seu caixa. Veja também se é possível cortar ou reduzir alguns gastos, como trocar o plano de celular e internet.

Se após isso você perceber que a empresa está precisando de mais dinheiro, é importante ter bem claro o que será feito com esse dinheiro, seja usando para pagar contas, seja investindo na expansão do negócio.

Caso a resposta seja o crescimento da empresa, é importante ter um plano de negócios. Nele, é preciso constar os valores necessários para a expansão, o capital de giro para a manutenção das atividades, a compra de novos equipamentos e se será necessária a contratação de novos funcionários.

Agora, se a sua empresa está endividada, leia este artigo sobre endividamento empresarial e organize suas finanças antes de dar o próximo passo.

5 formas de conseguir dinheiro para seu negócio

Agora que você já sabe que a empresa precisa de dinheiro e o que será feito com ele, é fundamental conhecer as maneiras de conseguir a verba.

A seguir, você vai encontrar cinco maneiras de conseguir dinheiro para o seu negócio. Confira!

1 – Olhe para seu próprio negócio

Antes de sair procurando alternativas para conseguir dinheiro, é fundamental que você pare e olhe para dentro do seu próprio negócio. Veja se existe alguma máquina ou equipamento que você já não usa mais e coloque à venda.

Ainda, você pode fazer uma liquidação com itens que estão há muito tempo em seu estoque. Esse dinheiro pode te ajudar de várias formas, seja pagando alguma dívida ou investindo em melhorias na sua empresa.

2 – Busque por investidores ou sócios

Uma boa alternativa para quem quer crescer sem pegar empréstimos é buscar por investidores ou sócios. Se você for aceitar um novo sócio, é importante lembrar que, além do aporte financeiro que ele vai realizar, ele vai dividir com você as decisões sobre o rumo do negócio.

Caso você opte pelo investidor, ele irá contribuir de uma forma específica, seja com dinheiro, mão-de-obra ou conhecimento. Porém, ele também irá exigir algo em troca. Avalie com calma e veja se está de acordo com o seu objetivo.

3 – Aceleradoras

As aceleradoras são muito comuns para empresas da área de tecnologia. Elas trabalham apoiando o empreendedor com capital inicial, além da sua gestão, auxiliando as empresas a crescerem com bases sólidas.

As empresas buscam as aceleradoras principalmente pela vantagem de estar em um ambiente que possibilita a troca de conhecimento por meio do contato com outras empresas que também estão começando. Se a sua empresa está nesse estágio, buscar uma aceleradora pode ser uma boa opção.

4 – Antecipe valores que tem a receber

Muitas pessoas não sabem dessa modalidade de crédito, mas é possível antecipar os valores que você tem a receber de alguns clientes nos próximos meses. Isso pode ser feito diretamente no seu banco ou com a empresa da sua máquina de cartão, caso tenha.

Essa forma de crédito possui juros mais baixos do que os empréstimos, tornando a prática muito mais atrativa. Só cuidado para que isso não se torne rotina e você acabe em uma “bola de neve”, perdendo muito dinheiro com o pagamento dessas taxas.

5 – Faça um empréstimo

Caso nenhuma das alternativas anteriores funcione, você pode recorrer a um empréstimo empresarial. Essa é uma das maneiras mais conhecidas de conseguir dinheiro, porém exige uma grande capacidade de organização e planejamento do empreendedor.

Afinal, você terá que arcar com parcelas mensais durante um período, acrescidas de juros e taxas. Ainda, uma dívida aumenta os riscos da empresa no mercado, tornando-a mais vulnerável.

Com um empréstimo, normalmente, você tem a liberdade de utilizar o dinheiro da forma como achar melhor. Caso você tenha um motivo bem definido da busca pelos valores, você pode estudar as linhas de crédito

Esse tipo de financiamento é uma forma de empréstimo para uma finalidade já determinada no contrato. Saiba mais sobre o tema em nosso artigo: Qual o crédito certo para sua empresa? Conheça 5 linhas de créditos.

Espero que essas informações sejam úteis e te ajudem a conseguir o dinheiro para expandir a sua empresa. Aqui no blog do Sebrae, você encontra muitas outras dicas para ter um negócio de sucesso!