Murilo Gun fala sobre a criatividade e tendências de futuro nos negócios

Quero Inovar

Artigo - 23 de novembro de 2020

Por Sebrae-SP  | Criatividade, Feira do Empreendedor, Feira do Empreendedor 2020

Palestrante deu dicas sobre como usar a criatividade para superar desafios, na FEDigital 2020

A criatividade foi um dos temas do primeiro dia da Feira do Empreendedor 2020 Digital. A segunda palestra deste domingo (22), com o tema “Criatividade para solução de problemas”, teve Murilo Gun, professor de criatividade. Formado em Administração e com MBA em gestão, o pernambucano do Recife começou desmistificando uma ideia generalizada de que criatividade não se aprende: ou você é ou você não é criativo.

Para Gun, a ideia é romantizada. “A criatividade é a imaginação aplicada para resolver problemas. É da raça humana. Podemos escolher entre a memorização, que é repetir padrões, e a imaginação, quando você cria uma nova possibilidade”, apontou.

Diferenciar inteligência (aquisição de conhecimentos, que são processados de forma lógica e rápida) de criatividade (diversificar a aquisição de conhecimentos e processá-los de forma diferente dos padrões) é necessário. O “pensar fora da caixa” é também contestar padrões mentais e sair da zona de conforto.

O palestrante, que já foi empresário, comediante e fundou a Keep Learning School, lembrou que as empresas resolvem problemas e que, para ser criativo, é preciso exercitar. Como exemplos, sugeriu o uso da imaginação ao longo do dia e a abertura a novas possibilidades. O “e se?” pode se fazer presente no cotidiano, é uma questão de hábito, segundo Gun.

As temáticas da FEDigital 2020 também foram assunto da palestra. Gun elogiou a programação recheada de conteúdos voltados também para os aspectos humanos do empreendedorismo.

“Por muito tempo, empreender vinha de fora para dentro: quais são as tendências de mercado, qual negócio está crescendo. A única tendência do empreendedorismo é de dentro para fora. É se conhecer, entender profundamente qual é a missão de sua alma e, a partir disso, emergem, fluem negócios”, ensinou.

O raciocínio, para ele, é ser feliz e de retorno à natureza. Muitas pessoas estão optando por um caminho de volta às origens. Esta mudança de mentalidade dos consumidores deverá alterar profundamente o setor de embalagens nos próximos anos, por exemplo.

“A natureza prioriza a vida. A grande tendência é plantar, as pessoas produzirem seus próprios alimentos. Cria-se um novo mercado. Moramos em cima de uma grande fábrica de alimentos”, ressaltou.

Conscientização é o futuro

Para Gun, os negócios deverão incorporar um componente importante nos próximos tempos: a educação. Além do comércio de bens e produtos, os empreendimentos irão contribuir para o crescimento da consciência humana.

“O restaurante do futuro não é aquele que oferece comida à vontade, mas o que ensina a comer direito, só o suficiente. Nada cria mais lealdade do que transformar a pessoa”, justificou.

 O professor de criatividade também deu outras dicas:

  • A natureza descentraliza, o futuro está em não acumular (se não for possível, é preciso reciclar);
  • Uma das grandes tendências é o silêncio (a criatividade pura, sustentável e verdadeira está no silêncio);
  • Ouvir o coração (intuição);
  • Não se deixar influenciar por notícias ruins (ganhar tempo e energia mental);
  • Conhecer as leis da natureza (fases da Lua e suas influências, por exemplo);
  • O objetivo de todos, ao final, é ser feliz.

Cursos gratuitos

Durante a palestra na FEDigital 2020, Murilo Gun informou que, durante a pandemia, tornou gratuitos todos os cursos que promove, como o curso online de Reaprendizagem Criativa (http://reaprendizagem.com.br/live), com prazo para acesso até 31 de dezembro de 2020. Outros cursos podem ser acessados no perfil dele no Instagram (https://www.instagram.com/murilogun/?hl=pt-br). Não viu a palestra? Pelo www.feiradoempreendedor2020.com.br/ pode acessar o conteúdo.

FEDigital 2020

Além das palestras, a Feira do Empreendedor 2020 conta com mais de 70 atrações, incluindo exposição de virtual de empresas, bate-papos e oficinas. As inscrições podem ser feitas pelo site. A programação é 100% gratuita e ocorrerá entre os dias 22 e 26 de novembro, em ambiente online.