O engajamento de seus clientes como parte do seu marketing digital

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Artigo - 7 de novembro de 2019

Por Sebrae-SP  | Engajamento, Marketing Digital, Redes Sociais

É muito improvável que hoje uma estratégia de marketing não passe por ações de marketing digital, e isso inclui a presença da marca ou empresa nas redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube, LinkedIn, Twitter e WhatsApp. As páginas ou perfis podem ser acompanhados pelo website, blog, e-mail marketing e até, quem sabe, um podcast da sua empresa.

É importante entender que cada um desses canais tem um estilo de comunicação próprios. Sua empresa não precisa obrigatoriamente estar em todos eles. Essa decisão dependerá do seu planejamento de marketing e os objetivos de público ou comunicação incluídos nele.

Mas não basta estar presente, é preciso interagir com o cliente e, mais ainda, estimular o cliente a interagir com sua presença online, o chamado engajamento. Os consumidores que interagem com as empresas têm mais chance de efetuar compras ou de recomendar a marca para outras pessoas.

Algumas iniciativas ajudam no engajamento, como:

Fotos
Elas precisam ter qualidade. Podem ser criativas e chamativas, mas é importante que em algum momento as fotos dos produtos sirvam como referência para o consumidor saber mais sobre ele e poder avaliar e comparar.

Vídeos
É um tipo e mídia que chama a atenção. Também pode ajudar a apresentar melhor o produto. Outro momento em que a criatividade será uma forte aliada.

Depoimento de outros clientes
Todos sabem que não há marketing melhor que o velho ‘boca a boca’ ou a recomendação de alguém. Você pode encorajar seus clientes a compartilharem a experiência deles com o produto comprado. Comentários positivos ampliam as chances de vendas.

Conteúdo
Outra forma de engajar seu público é ser uma referência no segmento em que você atua. E produzir conteúdo de qualidade pode ser um caminho. Por exemplo: se você trabalha com alimentação saudável, vale produzir material sobre o tema, se for o caso, convide um especialista para falar sobre o assunto em algum de seus canais online. Vale ainda lives (transmissão ao vivo), listas, webinars, e-books e pesquisas.

As pequenas empresas podem se beneficiar muito de ações de marketing digital e os resultados muitas vezes são melhores mais por conta da criatividade do que do investimento financeiro. Há diversas ferramentas que ajudam a ser mais assertivo nessa comunicação e impactam no engajamento. Quer saber mais? Confira a live desta quinta-feira (07) às 17h com o consultor de negócios Alexandre Giraldi na página do Sebrae-SP no Facebook ou no canal do Youtube. Você também pode baixar nosso e-book preenchendo o formulário abaixo.

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