Pensando na expansão do negócio

Quero expandir meu negócio

Artigo - 26 de outubro de 2020

Por Sebrae-SP  | Expansão, Expansão do negócio, Planejamento, Planejamento Orçamentário

Durante a passagem da infância para a adolescência existe uma expressão chamada de “dores do crescimento”, usada para falar dos músculos em desenvolvimento. Para as empresas, em alguns casos, não é muito diferente. Todo o processo para a expansão do negócio pode ser doloroso e complicado, por isso é importante fazer um planejamento para passar por esse momento com mais segurança e facilidade.

Descubra se é hora de expandir

O primeiro passo para esse planejamento é entender quando é hora de dar o próximo passo no seu negócio. Exemplo disso é o caso de Murilo Santucci Lavezzo, dono da marca Açaí Town. Hoje ele chega a exportar seus produtos, mas o começo foi pequeno com uma loja de 40m². Ele percebeu que seria preciso expandir a empresa quando a produção acabava antes mesmo do fim da semana. “Desde o começo era eu que batia o açaí, então no final de semana eu fazia a produção para os próximos sete dias. Só que começou a acabar cada vez mais cedo e não dava tempo de treinar outros funcionários imediatamente”, conta.

Na prática – assim como no caso da Açaí Town, sua empresa pode estar dando os primeiros sinais de necessidade de expansão dos negócios. Para isso, fique atento a alguns detalhes como:

  • Seu estoque não está atendendo à demanda dos clientes;
  • Seus funcionários estão tendo dificuldades para dar atenção a todos os clientes;
  • O espaço físico do seu negócio não está mais dando conta de abrigar todos os clientes.

Defina o tipo de expansão do negócio

Esses sinais ajudam a sinalizar a direção do crescimento da sua empresa com base na necessidade atual. Dessa forma, você conseguirá ter uma ideia dos custos para seguir com o plano. Apesar desse planejamento ser muito importante, para Lavezzo, ficar de olho no mercado também é essencial, pois sempre há mudanças inesperadas. “Tem que ter esse diagnóstico inicial do que precisa ser feito, mas algumas vezes tudo que planejamos muda muito. A pandemia mudou tudo e essa expansão tem de ser dinâmica e flexível”, comenta ele.

Na prática – Por exemplo, se sua loja atual está sempre além da capacidade máxima e os clientes estão ficando muito tempo em uma fila de espera para entrar, será preciso uma nova unidade do seu negócio. Coloque no papel quando serão os gastos para o aluguel de um novo espaço físico, contratação de mais funcionários e a produção de mais estoque.

Saiba como você pode avaliar a organização do seu negócio

Captcha obrigatório