Plano de vendas eficiente: passo a passo para criar o seu

Quero vender mais

Artigo - 23 de dezembro de 2021

Por Sebrae-SP  | equipe de vendas, metas, Plano de Ação, plano de vendas

Quer saber como elaborar um plano de vendas eficiente para melhorar os resultados da sua empresa? Então você está no caminho certo! Afinal, ninguém chega a lugar algum sem planejamento.

Quando falamos de vendas, não dá para desperdiçar tempo e dinheiro com ações que não funcionam. O plano de vendas é a ferramenta ideal e permite a definição de objetivos, de formas de alcançá-los e o acompanhamento dos resultados durante o processo.

Agora que você sabe da importância de ter um, saiba que é uma tarefa desafiadora e envolve várias etapas. Mas calma, nós vamos te ajudar a fazer isso agora mesmo. Continue a leitura deste artigo e descubra o passo a passo para elaborar seu plano de vendas.

O que é um plano de vendas

O plano de vendas é uma ferramenta muito utilizada por donos de negócio que buscam impulsionar suas vendas e aumentar os lucros. Esse documento funciona como uma bússola para quem realiza as vendas, pois direciona todas as ações a serem desenvolvidas e estabelece metas e objetivos que devem ser alcançados.

Ou seja, o plano atua te ajudando a definir o melhor caminho até onde você quer chegar.

Esse tipo de planejamento estabelece estratégias para todas as fases de vendas, como busca por novos clientes, criação de ofertas, atendimento e fechamento da venda. Além disso, ele estrutura seu processo como um todo.

Por que você deve fazer um plano de vendas eficiente?

Se todo mundo remar para um lado diferente, o barco nunca sai do lugar, correto? Por isso, ter um plano de vendas para sua empresa é importante para direcionar  seus esforços de venda, permitindo que seu time tenha um maior foco e fornecendo informações essenciais para uma melhora dos resultados.

Além de impulsionar seus ganhos, o plano de vendas também atua na motivação da sua equipe, afinal todos estarão trabalhando por um mesmo objetivo. Ainda, irá melhorar a maneira como você se relaciona com seus clientes, fazendo com que retornem para novas compras.

Passo a passo para criar um plano de vendas eficiente

Desenvolver um plano de vendas nada mais é do que definir uma estratégia que favoreça a atração de clientes e o aumento das suas vendas.

Veja o passo a passo que preparamos para você e comece o seu agora mesmo.

Passo 1 – Conheça o cenário atual da sua empresa

Você não vai conseguir criar um plano de vendas realista se não conhecer e entender a realidade do seu negócio. Então, o primeiro passo é fazer um diagnóstico completo, avaliando resultados de vendas, recursos humanos e financeiros disponíveis e o desempenho de toda a equipe.

Com esse mapeamento em mãos, você pode definir seus objetivos e as ações para alcançá-los.

Passo 2 – Conheça seu cliente e a sua concorrência

Um dos passos mais importantes para a elaboração de um plano de vendas é conhecer as pessoas para quem você vende. Não adianta nada produzir um excelente hambúrguer de carne e tentar vendê-lo para vegetarianos. Ainda, é importante saber os lugares que seus clientes frequentam, bem como seus gostos e faixa etária.

Além disso, é essencial conhecer o que a concorrência está fazendo. Estude o que seu concorrente está ofertando e esteja à frente.

Lembre-se: concorrente não é somente quem faz o mesmo que você, é quem vende para o mesmo público. Por exemplo: se você tem um food truck de hambúrgueres, seu concorrente pode ser um cachorro-quente ou até mesmo um açaí.

Passo 3 – Defina seus objetivos

Sabemos que o objetivo de toda empresa é aumentar suas vendas e, consequentemente, seu lucro. Por isso é importante ser bem específico no objetivo do seu plano de vendas, colocando o quanto você quer de aumento e em quanto tempo.

Utilizando o mesmo exemplo do food truck de hambúrguer, seu objetivo pode ser: aumentar 30% o número de lanches vendidos em 6 meses, ou então aumentar o número de clientes atendidos em 50% até 31 de dezembro.

Passo 4 – Crie estratégias e ações

Agora que você já tem seu objetivo definido, é hora de criar seu plano de ação, ou seja, definir como você vai alcançar o objetivo proposto no passo 3.

Você vai listar tudo o que pode ser feito para atingir seu objetivo, ou seja, as suas estratégias. Por exemplo: criação de perfil numa rede social para divulgar seu serviço, parcerias com gráficas para impressão de embalagens personalizadas, desenvolvimento de panfletos para distribuição, descontos, entre outras ideias.

Passo 5 – Faça um cronograma

Com todas as estratégias criadas, é importante que você tenha um cronograma com os prazos para cada uma das ações levantadas, além de definir o responsável por cada uma delas.

Seguindo o exemplo do food truck de hambúrgueres, veja como pode ser seu cronograma:

Ação Pessoa responsável Prazo Orçamento
Criação de um perfil no instagram Jorge 10 dias Zero
Fazer fotos para publicar Fotógrafo contratado 20 dias R$ 200,00

 

Continue listando as atividades que você pretende realizar. Ao final, tudo estará organizado e será mais fácil cumprir cada uma delas.

Passo 6 – Adapte seu plano de vendas

O seu plano de vendas pode, e deve, sofrer alterações de acordo com o mercado. Ele não é um documento imutável. Você vai acompanhar seus resultados e, com o passar do tempo, perceber quais ações estão dando mais retorno que outras ou se alguma pode não ser a mais adequada.

Além disso, você também pode acrescentar novas estratégias ao plano. Por isso, esteja disposto a se adaptar a quaisquer alterações e a atualizá-lo a qualquer momento.

O plano de vendas é um documento indispensável para qualquer empresa, seja um salão de beleza, seja uma loja de roupas ou uma academia, todos podem se beneficiar. É ele que permite direcionar os esforços da equipe para objetivos em comum, ou seja, é todo mundo remando pro mesmo lado sabendo onde quer chegar.

Dessa forma, fica mais fácil alcançar os resultados desejados. Mas não se esqueça de seguir todas as etapas citadas neste artigo.

Para saber mais sobre estratégias e ações de marketing e vendas, continue lendo nosso blog. Tenho certeza que você vai encontrar ótimas ideias para colocar em prática e aumentar suas vendas.