Plantas melhoram o ambiente de trabalho. Veja 5 tipos para deixar sua empresa mais verde

Quero Inovar

Artigo - 14 de fevereiro de 2020

Por Sebrae-SP  | Escritório, Plantas

Plantas estão na moda. Elas invadiram casas e apartamentos de uma forma que foi criado até mesmo um termo para definir o movimento: urban jungle ou floresta urbana. A moda virou até mesmo um novo nicho de negócio (mas isso é um tema para outro post).

  • Preencha o formulário no final do texto para ter acesso ao e-book sobre “Como inovar nas pequenas empresas”

Flores e folhas vêm ganhando cada vez mais valor quando se fala em bem-estar. Muitas pesquisas apontam para os efeitos positivos do contato com o verde a natureza. Mas agora, pesquisadores japoneses divulgaram as vantagens das plantas no ambiente de trabalho. De acordo com o autor líder da pesquisa Masahiro Toyoda, da Universidade de Hyogo, “este é um momento essencial para se verificar a capacidade anti-stress das plantas nos escritórios, já que hoje uma boa parte dos trabalhadores passam mais tempo neles do que no ambiente externo”, disse em entrevista para a revista americana Fast Company.

A pesquisa foi conduzida em um ambiente de trabalho real – e não em um laboratório -e com trabalhadores que atuavam com computador desktop em ambiente aberto (sem baias). Os pesquisadores mediam a pressão arterial dos voluntários no início e no fim da jornada e nos intervalos de 3 minutos. Eles também tinha que preencher um documento reportando como se sentiam em relação a uma série de questões.

Os participantes puderam escolher entre seis tipos de plantas: trepadeira, bonsai, cactos, palmeiras, suculentas ou um tipo de folhagem (kokedama). O resultado foi uma baixa nos sentimentos de estresse e ansiedade entre aqueles que tinham uma planta a contemplar em sua mesa de trabalho em relação aos que não tinham. Metade dos 63 participantes reportou ainda benefícios em relação ao relacionamento com colegas de trabalho e a questões psicológicas, físicas, sociais e corporativas.

De acordo com os pesquisadores, os resultados foram mais positivos entre aqueles que tinham uma postura de ‘responsabilidade’ com suas plantas, ou seja, cuidando e regando, do que aqueles que apenas tinham uma planta próxima, cuidada por terceiros.

O estudo completo você pode conferir na publicação científica ‘HortTechnology’ da Sociedade Americana de Ciências da Horticultura.

Se você tiver interesse em explorar os efeitos positivos das plantas no ambiente da sua empresa, confira uma lista das sete plantas mais recomendadas para ter no trabalho, baseada em indicações do site americano The Balance- Small Business.

Babosa
Também conhecida como aloe vera, as folhas são grandes e com pequenos espinhos, mas dentro delas, uma substância semelhante a um gel gelatinoso, é ótima para hidratação de pele e cabelos. Precisa de muito sol  e pouca água. Fácil de cuidar e ainda purifica o ar.

Areca Bambu
Ou qualquer outra pequena palmeira. Fazem toda diferença em qualquer ambiente. Precisa de luz indireta ou baixa, ou seja, ideias para salas grandes com grandes janelas e luz que não atingem o espaço inteiro. Quanto mais sol, mais crescem.

Clorofito
São pequenas, baratas e se dão bem com sol ou sombra parcial, fazendo delas uma opção para espaços sem muita luz ou sem janelas. Eles podem sobreviver com iluminação fluorescente. Tem incrível capacidade de expansão. Você pode cortar uma pequena folha e plantá-la para cultivar uma planta totalmente nova.

Cactos e Suculentas
São conhecidas como as plantas mais fáceis de cuidar. E de fato não dão trabalho nenhum. Precisam de pouca água e sobrevivem bem ao ambiente interno, apesar de gostarem de sol. Recentemente, caiu nas graças dos jovens e se popularizou em casas e escritórios, principalmente pela variedade de tipos e tamanhos.

Heras
Causam um bonito efeito por sua característica de trepadeira. São ideais para pontos altos, como prateleiras e em cima de armários. Aquile arquivo meio velho vai ganhar outra aparência se tiver um vaso de hera no topo. Também ficam interessante para área de copa e banheiro. Precisa de mais água no começo, mas reduz a necessidade após estar estabelecida. Resistente ao ar-condicionado frio comum nos escritórios. Não pedem muita luz direta.

Receba conteúdo exclusivo sobre Como Inovar nas PMEs cadastrando-se aqui:

Captcha obrigatório