Quais devem ser as primeiras metas do negócio?

Quero abrir minha empresa

Artigo - 24 de março de 2021

Por Sebrae-SP  | Metas do negócio, Planejamento

Depois de escolher um ramo para empreender, o próximo passo é começar a estabelecer as primeiras metas do negócio. Esse processo é essencial para entender como a empresa estará se comportando nos primeiros momentos, facilitando o reajuste de rotas ou até mesmo a expansão, caso seja necessário. Descubra alguns possíveis objetivos iniciais e como lidar com eles.

Começando pequeno

Quando se começa a empreender, ter ambições é algo comum e saudável. Porém, para evitar que a experiência traga frustrações, será preciso definir metas do negócio que sejam mais realistas e de curto prazo em um primeiro momento. O principal é que esses estejam baseados na realidade da sua empresa e, de preferência, sejam possíveis de mensurar com os planejamentos e relatórios. Uma boa forma de encontrar isso é analisar o que o marketing define como objetivo para as campanhas, podendo ser um ponto de partida para suas próprias metas como dono de um negócio. Algumas possibilidades são:

  • Aumentar o número de vendas;
  • Criar autoridade da sua empresa;
  • Aumentar o número de clientes;
  • Fidelizar os consumidores atuais;
  • Melhorar a visibilidade da sua marca;
  • Desenvolver um novo comportamento nos clientes;
  • Engajar os funcionários.

Ajustando para sua realidade

Após definir os tipos de metas mais apropriadas ou desejadas para seu negócio, será preciso fazer uma análise de como está sua empresa atualmente. Assim, será possível entender que o objetivo buscado é possível ou está muito longe da realidade. Depois disso, coloque isso “na ponta da caneta”, anotando exatamente como será a jornada para completar o que deseja. Por exemplo, se você busca que sua marca tenha mais relevância nas redes digitais, estipule quantos seguidores gostaria de alcançar, em quanto tempo espera chegar nesse número e quais serão algumas ações definidas. E lembre-se não há nada de errado em ajustar essas metas ao longo do tempo para que esteja mais próxima do cenário do seu negócio.

Aprendendo na prática

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e o Sebrae-SP oferecerão 400 mil de qualificação gratuita durante todo este ano pelo programa Empreenda Rápido, com o objetivo de melhorar a produtividade e a competitividade das empresas.

Além dos cursos técnicos em diferentes áreas, o programa Empreenda Rápido também oferece aulas para empreendedores que desejam melhorar a gestão de suas empresas. As inscrições já estão abertas, para os interessados, o cadastro pode ser feito pelo site www.empreendarapido.sp.gov.br, pelo telefone 0800 570 0800 ou buscar informações nos escritórios regionais do Sebrae-SP e postos do Sebrae em todo o Estado.

 

Confira as dicas para iniciar um novo negócio

Captcha obrigatório