Sebrae – SP anuncia turma master do Movimento Sebrae Delas – Elas Realizam

Quero ser um empreendedor melhor

Artigo - 12 de março de 2021

Por Sebrae-SP  | Empreendedorismo Feminino, Sebrae Delas

O anúncio foi feito durante o painel Mulheres Incríveis do Sebrae Delas – Liberdade de Ser, que contou com a presença da atriz Cristiana Oliveira e a especialista em desenvolvimento humano Gaya Machado

Na noite desta terça-feira (09), o Sebrae – SP realizou a live do Sebrae Delas – Liberdade de Ser para celebrar o Mês da Mulher. Um dos destaques da noite foi o anúncio da turma master. Com foco no empreendedorismo feminino, a jornada de conhecimento contará com 16 horas de capacitação, realizadas entre os dias 15 e 19 de março, de forma digital e gratuita. Entre os assuntos abordados estão a descoberta do empreendedorismo, a montagem de uma página nas redes sociais, a gestão dos negócios e a formalização. As empreendedoras interessadas podem se inscrever no link: https://sebrae.contatosebraesp.com.br/mulheresincriveis

O painel online “Mulheres Incríveis – Liberdade de Ser” teve início com com uma fala de Wilson Poit, diretor superintendente do Sebrae – SP, sobre a importância do empreendedorismo feminino para a realidade econômica atual. “Queremos aproveitar esse momento para falar do empoderamento feminino como solução para combater a desigualdade. Para as mulheres que desejam abrir um negócio ou estão começando, a minha dica é pensar naquilo que gostam tanto de fazer que fariam até mesmo de graça. Essa é uma boa ideia para um negócio”, disse Poit.

Além da apresentação de Marcelle Carvalho, coordenadora do Sebrae – SP, estavam presentes no painel Camila Ribeiro, gestora estadual do Movimento Sebrae Delas, Cristiana Oliveira, que é atriz e empresária, e também Gaya Machado, especialista em desenvolvimento humano. Para reforçar a fala de abertura de Wilson Poit, Gaya ressaltou as multipotencialidades das mulheres. “Muitas vezes os talentos são tão naturais para nós que nem percebemos. Eu queria começar perguntando sobre aquilo que cada uma aqui consegue fazer tão bem que as pessoas elogiam e não se dá conta que é um talento. Essa é uma ótima oportunidade para empreender”, explicou.

Cristiana Oliveira comentou como foi sua jornada de trabalhar desde criança até tornar-se empreendedora, sem deixar de lado a carreira de modelo e atriz conhecida no Brasil todo. “Eu só consegui realmente empreender no momento em que percebi que minhas filhas estavam adultas. Mesmo que tivesse as condições para fazer isso, eu tinha medo do fracasso. Se hoje sou multifacetada é porque consigo equilibrar todas minhas funções e sei dizer aquilo que não consigo fazer em cada momento”, comentou ela sobre os muitos papeis da mulher na rotina.

A gestora Camila Ribeiro trouxe uma fala sobre a necessidade das mulheres não se apegarem as cobranças excessivas que são impostas pela sociedade. “Nós somos cobradas para sermos a Mulher-Maravilha, cheia de poderes e que nunca está cansada, ou seja, ser alguém que ‘tem que algo’. O que eu sempre falo para as empreendedoras que atendo é: Vocês podem tudo e ‘não tem que’ nada. Cada uma tem seu próprio momento”, disse.

Acompanhe na íntegra o painel Mulheres Incríveis do Sebrae Delas: