Seis dicas sobre como conseguir os primeiros clientes

Quero abrir minha empresa

Artigo - 23 de setembro de 2019

Por Sebrae-SP  | Clientes, Dia do Cliente, Vendas

Resolvidas as primeiras tarefas do início de uma atividade empreendedora, que envolve desde escolher o tipo de negócio até montar o ponto de vendas, passando pela parte burocrática de abertura de uma empresa e pela organização financeira para o investimento inicial, o novo empreendedor vai chegar no momento de se colocar no mercado e ter que atrair os primeiros clientes. Mas, como fazer para chamar a atenção inicial? Neste Dia do Cliente, 15 de setembro, a consultora do Sebrae-SP Ariadne Mecate tem seis dicas para quem está em busca do público que vai puxar o início de sua atividade empreendedora. Confira:

1. Defina o perfil do público

Ariadne orienta a fazer um levantamento tendo em mente quem compra o produto ou serviço que você vai oferecer e pensando sobre qual a necessidade desse público. Definir o porquê seu produto ou serviço é importante para esse público, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica. “A gente precisa entender quem é o público para poder encontrá-los”, reforça a consultora.

2. Degustação

Oferecer uma “degustação” não é só para quem trabalha com alimentos. A dica aqui vale para todos e tem a ver com oferecer a chance de as pessoas se aproximarem do seu produto ou serviço, conhecerem, testarem e se familiarizarem. “A chance de vender aumenta muito com essa experiência do cliente”, diz Ariadne.

3. Faça parcerias

Busque por empresas que vendem para o mesmo público que o seu. Elas podem ajudar a divulgar o seu negócio, oferecer descontos especiais para seus clientes e vice-versa.

4. Busque indicações

Pesquise em sua rede de contatos quem poderia te indicar, seja para empresas ou outras pessoas

5. Tenha uma página na internet

Hoje há diferentes oportunidades de montar um site gratuito ou uma página nas redes sociais. Mas a consultora Ariadne destaca que, mais do que montar um site ou uma página na internet, é preciso fazer uso de ferramentas para que a sua presença online se destaque, aparecendo nos primeiros resultados nas buscas online pelas palavras-chave que envolvem o seu negócio.

6. Produza conteúdo para redes sociais

Saiba quais as redes que seus clientes estão e poste comentários, dicas, curiosidades, vídeos e você  ainda pode patrocinar alguns posts para ampliar o alcance do seu conteúdo.

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