Solução diluída de água sanitária: como limpar e desinfetar pisos e superfícies

Quero ser um empreendedor melhor

Artigo - 17 de abril de 2020

Por Ana Carolina Ferreira Nunes  | Coronavírus, Higiene, Limpeza

Neste momento, a limpeza e a higienização do seu negócio ganhou ainda mais relevância na sua operação. Por isso, o Blog Sebrae Seu Negócio conversou com Jorge Macedo, bacharel em Química Tecnológica, doutor em Ciência e especialista em desinfecção química e tratamento de águas e efluentes, sobre como limpar corretamente pisos e superfícies utilizando água sanitária.

Com a decretação de quarentena no Estado de São Paulo, a maioria dos negócios teve que fechar suas operações, seja ponto comercial ou escritório. Mas há uma parcela de negócios ainda em funcionamento, tanto aqueles na categoria de serviços essenciais como os que estão de portas fechadas, mas operando com delivery, em ambos os casos, a maioria é de estabelecimentos de alimentação.

O prof. dr. Jorge Macedo elaborou então, com o apoio do Conselho Federal de Química (CFQ) e embasado nos documentos “Technical Brief”, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o “Technical Report“, do ECDC– Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças, um roteiro simples para o emprego da água sanitária com eficácia e segurança tanto em casa como nos negócios em operação.

A orientação é para que o empreendedor utilize uma solução composta pela diluição de uma pequena quantidade de água sanitária em água potável (ver receita abaixo). Isso porque a água sanitária pura, como a maioria das pessoas faz uso, não desinfeta, ou seja, não elimina o vírus.

Segundo o prof. Jorge, o uso das soluções diluídas também pode ser uma opção para a empresa focar o uso do álcool gel para higienização das mãos de funcionários e clientes e usar as soluções com água sanitária e água para limpeza de pisos e superfícies, que deve ser feita com frequência. Assim, ajuda a economizar com álcool, em uma momento em que muitos estão realmente precisando cortar gastos, mas sem prejudicar a qualidade da higienização (retirada de resíduos e desinfecção).

A primeira recomendação é que o princípio de cloro ativo da água sanitária seja de 2% a 2,5%. Jorge Macedo destaca também que esse processo se faz em locais que não tenha sido confirmados casos de covid-19. Caso haja esse histórico, o processo de desinfecção é outro.

Para preparar as duas soluções, você pode pegar um copinho de café desses de plástico para dosar a quantidade e misturar em 1 litro de água limpa. A quantidade deve ser:

  • 25ml (meio copinho) para limpeza de superfícies (0,05% – 500 ppm)
  • 50ml (copinho cheio) para limpeza de pisos e banheiros (0,1% – 1.000 ppm)

Não tem problema se passar um pouco. E lembre-se que concentrações mais elevadas de água sanitária exigem luvas, assim como ao manipular o produto com cloro.

A maioria das pessoas não terá problema com o contato com a solução composta por 25ml de água sanitária – 0,05% – 500 ppm -, mas o uso constante pode causar ressecamento de pele e dermatites, por isso o ideal é usar luvas, que também devem ser higienizadas após o uso. E as luvas devem obrigatoriamente ser utilizadas no caso de manipulação da solução com 50ml ou  0,1% – 1.000 ppm.

Coloque a solução em uma garrafa de plástico (por exemplo uma PET), para que fique fechada e segura. É muito importante identificar na embalagem o produto e guardá-la fora do alcance de crianças e animais.

Se usadas de forma correta, as soluções de água sanitária são eficazes para a higienização dessas áreas.

Para superfícies (0,05% – 500 ppm)
como balcão, mesas, maçanetas, apoios, chaves, comandas etc. (não use no celular nem em eletrônicos)

  • umedeça um pano limpo na solução e passe em toda a superfície desejada
  • também é possível usar um borrifador para aplicar a solução na área desejada. Deixe agir por 20 segundos e retire o excesso com um pano seco e limpo.

Para pisos e banheiros (0,1% – 1.000 ppm)
também vale para áreas abertas e solas de sapato

  • umedeça um pano limpo na solução e passe no piso
  • você pode deixar um pano umedecido na solução na porta para limpar a sola dos sapatos. Lembre-se de sempre renovar esse pano.

No vídeo abaixo você também pode conferir o passo a passo para prepara as soluções diluídas de água sanitária:

 

Para quem busca atendimento, o Sebrae-SP está funcionando 100% remoto e digital, com novas ferramentas e capacitações a distância. É possível falar com um consultor pelo telefone 0800 570 0800 ou buscar informações no portal sebraesp.com.br.

Já quem quer aproveitar o período para fazer cursos online, há 117 opções gratuitas disponíveis no endereço ead.sebraesp.com.br.

O Sebrae-SP está realizando transmissões ao vivo diariamente às 17h com seus consultores via Youtube e Facebook  para tirar as dúvidas dos empreendedores de diferentes segmentos, entre eles crédito e renegociação de contratos. Participe!

Receba conteúdo exclusivo sobre Capital de Giro cadastrando-se aqui:

Captcha obrigatório

Finalizando o preenchimento do cadastro, você declara estar ciente e aceitar os Termos e Condições de Uso deste site e autoriza o compartilhamento de seus dados com o Sebrae-SP conforme a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais (Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018). Acesse e saiba mais.