Você pode usar o TikTok para sua empresa

Quero Inovar

Artigo - 28 de setembro de 2020

Por Sebrae-SP  | plataformas digitais, Redes Sociais, TikTok

O TikTok é uma plataforma de vídeos curtos que se tornou febre entre os mais jovens e logo ganhou espaço nos celulares de pessoas de todas as idades. Entre dancinhas divertidas e curiosidades sobre diferentes assuntos, marcas do mundo todo aproveitaram o espaço para atrair esses usuários. Descubra como usar o TikTok para sua empresa sem medo.

Nada de ‘pagar mico’

Atualmente, o TikTok concentra cerca de 800 milhões de usuários no mundo. Segundo dados da GlobalWebIndex, mais da metade deste público já se arriscou fazendo algum tipo de conteúdo para a plataforma. Porém, para muitos, a insegurança de produzir um vídeo vem do medo de acabar “pagando mico”. Por serem conteúdos mais livres, com temas que geralmente estão ligados a humor e diversão, pode ser um pouco difícil visualizar seu negócio fazendo alguma divulgação nesse formato.

Mas é justamente essa liberdade que pode ajudar você a criar algo diferente e que vai chamar a atenção. Quanto mais seus conteúdos tiveram a personalidade da sua empresa e forem originais, maiores são as chances dos seus vídeos serem compartilhados. E não tenha medo de inovar, apesar do nicho musical e humorístico ser muito grande, existem outros assuntos que estão ganhando espaço no TikTok.

Exemplos dos formatos de vídeos

Ao pensar em como usar o TikTok para sua empresa, saiba que existem alguns formatos de vídeos que são mais comuns na plataforma e que você pode adaptá-los para sua realidade. Entre eles estão:

  • Duetos – são conteúdos em que os usuários postam novamente seu vídeo, mas colocam a produção deles ao lado da sua, fazendo com que ambos os conteúdos interajam de alguma forma.
  • React – esse tipo de vídeo mostra os usuários reagindo a algum outro vídeo da internet.
  • Desafios – são produções que estimulam os usuários a reproduzir alguma ação. Os desafios têm se tornado uma forma de artistas divulgarem novas músicas, estimulando as pessoas a copiarem uma coreografia, por exemplo.
  • Dublagens – os usuários aproveitam áudios de outros vídeos ou de músicas para interpretar e fingirem que estão dublando.
  • DIY – são vídeos de “Do it Yourself” (em tradução livre: Faça você Mesmo), onde as pessoas ensinam como fazer alguma receita, artesanato ou dicas de produções manuais.

Como colocar um vídeo no TikTok

Ficou interessado? Aprenda como usar o TikTok para subir os vídeos de sua marca:

  1. Faça o vídeo usando o seu celular; você pode filmar tanto com o aplicativo do TikTok como apenas na câmera do seu aparelho. Dica: prefira fazer o vídeo na vertical para melhorar a experiência dos outros usuários.
  2. Para subir o vídeo, clique no símbolo “+” que fica na parte inferior da tela e escolha o vídeo em seu aparelho. Dica: caso seja possível, evite usar vídeos que tenham logos de outro aplicativo, isso pode prejudicar o alcance do seu conteúdo.
  3. Faça a edição do vídeo, cortando e colocando os efeitos que deseja. Dica: Gostou de algum filtro legal de outro usuário? O TikTok permite que você salve esses filtros para usar em seus próprios vídeos, basta clicar no nome que fica na parte inferior esquerda da tela e depois clique em “usar esse efeito”.
  4. Depois da edição, clique em postar o vídeo. Dica: use hashtags que podem descrever um pouco do seu conteúdo, assim mais pessoas poderão encontrar seus vídeos.

 

Para conhecer mais dicas de como usar o TikTok, veja nossa live:

Aproveite para se inscrever e receber dicas de soluções inovadoras para montar sua loja

Captcha obrigatório